Webventure

Brasil e Itália: duelo dos reis do Iron Biker

Bem longe dos gramados e estádios de futebol, Brasil e Itália travam um duelo duríssimo neste fim de semana. Desta vez, quem veste a camisa são os melhores ciclistas cross-country do país, no Iron Biker, em Minas. Serão 110km divididos em dois dias em roteiro desconhecido, passando por cidades históricas, montanhas e rios, na maior prova da modalidade na América Latina. A principal atração neste ano será a tentativa brasileira para recuperar o título, que ficou com o italiano Marzio Deo em 98.

A Itália é o berço do Iron Biker, mas lá a prova dura sete dias. Desde o ano passado, o prêmio para o vencedor inclui todas as despesas pagas para participar da prova brasileira. “Eles conheceram o nosso Iron quando o comboio Overland, que viaja por todo o mundo, passou pelo Brasil durante o Salão das Duas Rodas”, conta Ticorico, organizador mineiro. Em 98, além dos italianos, houve a participação de alemães, norte-americanos e argentinos.

Vale tudo – Deo ganhou a prova no sprint final, no segundo dia, tirando o tetracampeonato de Márcio Ravelli. “Neste ano tenho que ganhar”, promete o paulista. A principal arma da recuperação brasileira será o trabalho de equipe, já que a Scott, de Ravelli e Odair Pereira, ganhou o reforço da revelação do Iron 98, o fluminense Róbson Ferreira.

No feminino, a ausência da pentacampeã Adriana Nascimento abre espaço para sua principal rival, Carolina Ribeiro, terceira colocada no ano passado. Também estão no páreo Jacqueline Mourão e a espanhola Sandra Santañes.

Além da categoria principal, o Iron apresenta outras 11 categorias para bikers com idade entre 12 e 50 anos ou mais. A largada acontece neste sábado, às 10h, na praça Tiradentes, em Ouro Preto. A chegada do primeiro dia será em Lavras Novas. No domingo, também às 10h, haverá largada por categoria em Honório Bicálio.

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira