O Brasil terminou em segundo lugar no Mundial de asa delta disputado juntamente com os Jogos Aéreos Mundiais (World Air Games), até ontem, na Espanha. O título ficou com a Áustria (12.614 pontos), do campeão Manfred Ruhmer – ele levou o ouro na disputa individual tanto do Mundial quando dos Jogos. O bronze foi para a seleção australiana.
O time brasileiro foi formado por Betinho Schmitz, André Wolf, Nenê Rotor, Luís Niemeyer, Gustavo Saldanha e Aldo Sanchez, somando 11.358 pontos. Em 1999, o país foi campeão mundial por equipes pela primeira vez na história, com Schmitz, Wolf, Saldanha, Luís e Carlos Niemeyer e Pedro Matos.
Luís Niemeyer foi o melhor brasileiro na competição individual, conquistando a sexta posição, seguido por Schmitz e Rotor. Saldanha foi o 19º; Wolf, o 27º; Sanchez, o 29º. No pódio, o campeão Ruhmer teve a companhia de outros dois austríacos: Gerolf Heinrich, segundo colocado, e Robert Reisinger, terceiro.
Resultados do WAG – Nos Jogos Aéreos, o Brasil também ficou com a prata. A Áustria venceu, com a França em terceiro. Individualmente, repetiu-se o resultado do Mundial.
Quer saber mais sobre asa delta? Confira a reportagem especial do Aventura Brasil
Parapente – O 20º lugar de Fran Brown foi o melhor resultado do Brasil no parapente. Marcelo Prieto terminou em 63º; Moisés Sobré (Moka), em 85º; André Modelo, em 121º; e Luciano Tcacenco, em 148º.
Este texto foi escrito por: Webventure