Bimba está entre os dez melhores da RS:X (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)
Na próxima quarta-feira, 21/08, o Brasil estará presente em seis das onze Regatas de Medalha do Pré-olímpico de Qingdao, na China, o último evento teste da vela antes dos Jogos Olímpicos em 2008. Os campeões mundiais Robert Scheidt e Bruno Prada são os melhores colocados. A dupla ocupa a quarta colocação da classe Star, após ter conquistado um quarto lugar e uma vitória nesta terça-feira.
As duas regatas desta terça novamente foram de recuperação. Em ambas montamos a primeira bóia fora dos dez primeiros, mas conseguimos fazer boas ultrapassagens, contou Bruno Prada, proeiro da dupla. Não dá para falar que o vento chegou, mas foi suficiente para fazermos as regatas, completou.
Scheidt e Prada acumulam no total 15 pontos perdidos, a mesma pontuação da dupla suíça Flavio Marazzi e Christoph Christen, que ocupa a segunda colocação, e os neozelandeses Hamish Pepper e Carl Williams, terceiro colocados. Já os líderes, os franceses Xavier Rohart e Pascal Rambeau, tem 13 pontos perdidos.
Expectativas – A disputa da Regata da Medalha vai ser interessante. Das quatro primeiras duplas, quem chegar na frente ganha o campeonato. Além disso, a dupla sueca está 17 pontos atrás dos líderes, em sexto, mas pode surpreender, disse Robert Scheidt.
A torcida da dupla brasileira é para que as condições de vento desta terça se repitam amanhã, durante a Regata da Medalha. Havia muita corrente contra o vento, o que significa contravento curto e popa longo. Essa condição é muito favorável para nós, confessou Scheidt.
Além de Robert Scheidt e Bruno Prada, a esquadra brasileira ainda contará com a presença de outros grandes nomes da vela nacional na regata final, são eles: André Fonseca/ Rodrigo Duarte (7º lugar) na 49er, Fernanda Oliveira/ Isabel Swann (7º lugar) na 470 Feminina, João Signorini na Finn, Ricardo Winicki, o Bimba, na RS:X.
Fernanda Oliveira e Isabel Swann conseguiram suas melhores colocações na competição durante as regatas desta terça. As brasileiras conquistaram um terceiro e um segundo lugar.
Foi mais um dia cansativo, com vento fraco entre três e seis nós. Agora estamos mais adaptadas às condições de Qingdao. Na segunda regata ficamos bem perto da vitória, estávamos ganhando e deixamos o primeiro lugar escapar, falou Fernanda.
A dupla está bastante focada para a disputa final. Vamos estar atentas às tripulações que podem nos passar e tentar atacar as da frente também. Temos de sair de brigas que não nos interessam. Ou seja, pensar em todos os detalhes da classificação durante a Medal Race, complementou Fernanda.
Outros brasileiros participaram da competição, mas não se classificaram para a Medal Race. Adriana Kostiw ficou apenas com a 28ª colocação na Laser Radial e Patrícia Castro com o 20º lugar na RS: X Feminina.
A Medal Race – As Regatas da Medalha serão realizadas a partir das 2h da madrugada desta quarta feira. Apenas os dez melhores de cada classe participarão da regata, cuja pontuação será dobrada. A previsão é de que os ventos melhorem e soprem a 12 nós em Qingdao.
A Pré-olímpica está sendo realizada na mesma época, nas mesmas raias e com as mesmas instalações dos Jogos Olímpicos da China, que será realizado em 2008.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: agosto 21, 2007