Rubinho ficou com a prata no Pan (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)
Após dois anos de provas que somaram pontos no ranking da União Ciclística Internacional (UCI), o Brasil está matematicamente classificado para as provas de mountain bike nas Olimpíadas de Pequim, em 2008.
Em março deste ano, durante o Pan-americano de MTB realizado na Argentina, o Brasil conquistou uma vaga para o masculino, após a sexta colocação de Ricardo Pscheidt. Cada país tem direito a duas vagas no masculino e uma no feminino.
Com a somatória dos pontos após quase dois anos, o Brasil entra na classificação com direito a mais uma vaga masculina e uma feminina. Apesar de não ser oficial, os brasileiros já comemoram.
Agora, com a classificação brasileira eu pude terminar a temporada mais cedo e me recuperar 100%. Os treinos para a temporada 2008 já começaram com força total, afirma Jaqueline Mourão, uma das principais atletas do país e que representou o país no Pan.
A classificação ainda não é oficial pois algum país pode entrar com recurso junto à UCI e alterar a pontuação de alguma outra seleção.
Escolha dos atletas – Assim como ocorreu nos Jogos Pan-americanos, a escolha dos atletas ainda é incerta e alguns atletas já sonham com a chance de representar o país nas Olimpíadas.
Ainda não sabemos qual será o critério para definir os atletas que farão parte da delegação brasileira de Mountain Bike em Pequim. Mas quero estar preparada para ser a escolhida, pois fiz a maior parte da pontuação. E quero encerrar minha carreira no Mountain Bike Cross Country representando o Brasil da melhor maneira possível, diz Jaqueline.
Além dela, Rubens Donizete e Rcardo Pscheidt, que estiveram no Pan do Rio, são fortes candidatos à vaga, além de Edivando Souza Cruz, Roberta Stopa, Érika Gramiscelli, entre outros.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: novembro 22, 2007