Equipe tcheca ficou com a primeira colocação no evento (foto: Divulgação)
A equipe Brazil 1 se encaminhava para mais uma conquista no Pré-Mundial de Rafting, que aconteceu entre os dias 06 e 11 de outubro, na cidade de Turrialba, na Costa Rica. A equipe tcheca TR Rafting Morava, no entanto, surpreendeu os atletas nacionais nas duas últimas provas e venceu a competição, deixando os brasileiros na segunda colocação geral.
Bicampeão mundial, o time do Brasil não teve dificuldades nas provas de Sprint e Cabeça a Cabeça, mas sofreu nas provas de Slalom e Descenso. Sentimos dificuldades na prova de Descenso, pois o volume de água do rio era imenso e o trajeto tinha muitas bifurcações, muito diferente do que estamos acostumados no Brasil, explicou André Brandão, atleta da equipe, que terminou a competição com 853 pontos, 84 pontos atrás da equipe tcheca (937 pontos).
De acordo com Brandão, o diferencial do time europeu foi a preparação. Os times da República Tcheca estavam lutando por um lugar no Mundial do ano que vem, que acontece novamente na Costa Rica, e por isso acabaram dedicando mais de seu tempo para a competição.
Para eles, o evento valia como seletiva para o Mundial do ano que vem, então eles vieram muito bem preparados. Para se ter uma ideia da evolução tática dos europeus a equipe tcheca que sempre rivalizada conosco nos eventos passados é agora a terceira equipe da República Tcheca, contou o brasileiro.
Mundial 2011 – A partir de agora, os times brasileiros iniciam seus preparativos para o Campeonato Brasileiro de Rafting, que acontece neste fim de semana, em Extrema (MG). A disputa servirá como seletiva para o Mundial de 2011.
Caso conquiste a vaga, a Brazil 1 promete estar melhor preparada para defender o título do evento. Para o ano que vem estamos planejamento passar um período de treinamento na Costa Rica para irmos bem preparados para conquistar o tricampeonato ou encontrar um rio com as mesmas condições no Brasil, afirmou Brandão.
Este texto foi escrito por: Webventure