Webventure

Brasil leva delegação-recorde para o Pan do Chile

O Brasil levará para o Chile a maior delegação de todos os tempos para um campeonato internacional de escalada. Serão nove atletas, sete na categoria principal e três na Juvenil disputando o título da 1ª etapa do Pan-Americano. Os destaques são André Berezowski, o Belezinha, vencedor da primeira etapa do Brasileiro 2000, e Thiago Balem, vice-campeão no mesmo evento. Este é o último ano de Balem como juvenil – no Brasil, ele compete com os veteranos e por pouco não roubou o título de Belezinha.

Também integram o time masculino Fabinho Muniz, Anderson Gouveia, Yan Ouriques e Guilherme Zavaschi, o Guile, que já mora no Chile.

No feminino, competirão Camilla Santos, que aos 14 anos estréia em competições internacionais, e Rosita Belinky. A delegação é completada por Ana Luísa Makino, que foi terceira colocada no Pan-Americano do Equador, em 99, no Juvenil.

Ausência – Apesar de numeroso, o time brasileiro tem desfalques. O principal é de Paloma Cardoso, campeã brasileira e da Copa Sul-americana disputada no mês passado, no Rio. Ela foi a única a superar a chilena Sara Aylwin, atual campeã do Pan.

Além de Sara, os maiores adversários do Brasil serão o chileno Juan Jose Fernandez, o JuanJo, atual campeão, e o argentino Diego Marsellas, vencedor da Copa Sul-americana. A competição, que faz parte do calendário da UPAME (União Panamericana de Montanhismo e Escalada) e do CICELA (Comitê Internacional de Competições de Escalada da América Latina), começa nesta quinta-feira e vai até domingo, em Santiago. A Webventure estará recebendo notícias diretamente do Chile. Fique ligado!

Este texto foi escrito por: Webventure