André Azevedo viaja esta semana para Portugal (foto: Donizetti Castilho)
Em 2008 o Dakar completa 30 edições, sendo 20 delas com participação brasileira. Para a vigésima primeira, o país chega com duas estréias que representam uma nova geração de pilotos nacionais no maior rali do mundo.
Pupilo de Jean Azevedo em provas brasileiras e internacionais, o carioca Rodolpho Mattheis, de 25 anos, fará seu primeiro Dakar, pela equipe Petrobras-Lubrax. O piloto de moto irá competir com uma KTM 450, na categoria Marathon, onde praticamente não existe preparação na moto.
Nos carros, o piloto Klever Kolberg deixou a equipe e João Antonio Franciosi assumirá o lugar na Pajero. Também será o primeiro Dakar do piloto nascido no Rio Grande do Sul e criado na Bahia. Com a mudança do piloto, o navegador Lourival Roldan volta a integrar a equipe, na sua quinta participação na prova.
Com a experiência de 20 edições do Dakar, André Azevedo assume o posto de piloto chefe de equipe. Realização para mim é ver que a semente que plantei a duas décadas atrás está rendendo frutos. É muito bom ver novos brasileiros no Dakar, comentou André, que já passou por moto, carro e caminhão no maior rali do mundo.
Jean convidou Mattheis para algumas provas internacionais em 2007 e acabou de voltar do Deserto do Atacama, no Chile, para treinos nas dunas, também na companhia do piloto carioca. Além dos treinos, Jean aproveitou para ensinar os segredos da prova. O primeiro Dakar é sempre para aprender, não adianta ir atrás de resultado. O deserto tem seus mistérios e aos poucos vamos desvendando, recomendou o piloto.
Lourival Roldan já tem o discurso pronto para a preleção com o estreante Franciosi. Será um dos ralis mais difíceis da história, estão tirando cada vez mais os recursos para a navegação e deixando o rumo da prova com os competidores. Além disso, passaremos em lugares que nunca fizeram parte do roteiro, será novidade para todos, disse o navegador. O Franciosi mostrou aqui no Brasil que tem habilidades necessárias para enfrentar essa prova, completou Roldan, dando o exemplo dos resultados no Rally dos Sertões um quarto, um segundo e um primeiro lugar em três participações.
É preciso manter a concentração o tempo todo, não estamos sozinhos no deserto, tem muita gente aqui no Brasil, familiares, amigos e patrocinadores, torcendo por nós, concluiu o navegador.
André Azevedo parte já nessa quarta-feira para a Europa, para fazer os últimos testes no caminhão Tatra e agilizar os trâmites de inscrição e verificação dos veículos antes da largada. Todos os outros brasileiros da equipe Petrobras-Lubrax chegam em Lisboa após o revellion.
Para ele, a sua 21ª participação no Dakar tem tudo para ser a mais difícil. Será um ano histórico, o Dakar faz 30 anos e eles estão preparando uma prova muito difícil. Já é lema fazer uma prova mais dura que no ano anterior, e pelo jeito será assim mesmo, comentou o piloto. Teremos menos savana e mais areia e pedras, completou.
Dos 15 dias de Dakar 2008 oito serão dentro da Mauritânia, país mais temido por pilotos e navegadores, por ser famoso pelas pedras e surpresas. Sempre foi o lugar mais difícil da prova, acrescentou Jean.
Além dos integrantes da equipe Petrobras-Lubrax, o Brasil será representado no Dakar pelos pilotos Zé Hélio, campeão do Sertões 2007, e Sylvio Barros nas motos, Sérgio Williams e Paulo Nobre nos carros.
O Dakar 2008 terá 1.500 quilômetros a mais de especiais (o aumento é equivalente a quantidade de especiais do Rally dos Sertões inteiro). Serão ao todo 9.273 quilômetros, sendo 5.736 de trechos cronometrados, divididos em 15 etapas e com dois dias de descanso.
A largada acontece em Lisboa, no dia 5 de janeiro, e a prova termina em Dacar, a capital senegalesa. Participarão da prova 571 veículos contra 510 que correram em 2007. Serão 245 motos, 20 quadriciclos, 205 carros e 101 caminhões. A maioria dos pilotos e navegadores tem menos de 40 anos. Cerca de 40% dos inscritos das motos e 18% dos carros estão participando do Dakar pela primeira vez.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa
Last modified: dezembro 18, 2007