Foto: Pixabay

Brasil recebe Mundial Máster de Mountain Bike pela primeira vez na história

Redação Webventure/ Biking

Um dos principais desafios será o grande desnível (foto: Divulgação/ Luiz Doro)
Um dos principais desafios será o grande desnível (foto: Divulgação/ Luiz Doro)

A cidade de Balneário Camboriú, no litoral catarinense, entrará para a história nos dias 7 a 12 de setembro. A cidade será sede do Campeonato Mundial Máster de Mountain Bike (atletas com idade acima dos 30 anos), que pela primeira vez terá como palco uma região no Brasil.

“O Campeonato Mundial de Mountain Bike Master é uma conquista muito importante para todos os amantes do ciclismo no Brasil. O evento é resultado de um trabalho sério iniciado no início da década passada pela Federação Catarinense de Ciclismo. Sediamos com sucesso duas etapas da Copa do Mundo em Balneário Camboriú e esses eventos serviram para mostrar ao mundo que o Brasil tem competência de sediar grandes provas de diversas modalidades”, explicou João Carlos de Andrade, presidente da Federação Catarinense de Ciclismo.

Ao todo, serão duas disputas, ambas nas encostas do Morro da Aguada, ao lado da Praia das Laranjeiras. Na prova de cross-country, o percurso do circuito terá 5.250 metros de extensão, com 330 metros de subida por volta. Sendo assim, os atletas da elite devem completar cada volta em cerca de 25 minutos.

No downhill, a pista será a mesma das edições 2004 e 2005 da Copa do Mundo. A descida terá aproximadamente 1.250 metros, com um desnível de 225 metros (inclinação máxima de – 30%). O destaque da segunda prova será a beleza. No topo do mirante, localizado a 400 metros acima do nível do mar, será possível observar uma vegetação exuberante e belas praias.

Grande participação – Se depender da quantidade de atletas, o Mundial Máster de MTB será um sucesso. Até agora, 416 competidores de 25 países, entre eles Brasil, França, EUA, Dinamarca, Irlanda, África do Sul, Chile, Jamaica, Austrália, Espanha, Itália, Grã Bretanha, Bélgica, Uruguai, Venezuela, Argentina, Colômbia, Canadá, Noruega, Alemanha, Peru, Jamaica, Suécia, Equador e Eslovênia, já confirmaram participação em sete categorias diferentes (30/34, 35/39, 40/44, 45/49, 50/54, 55/59 e acima dos 60).

Entre os destaques brasileiros, que contará com mais de 200 representantes, está Marcio Ravelli, dono de 11 títulos nacionais (um na Cadete, nove na Elite e um na Máster). “Corri naquela pista a Copa Santa Catarina de MTB no mês de julho e venci na minha categoria 35-40. Aquele circuito me favorece. Conheço bem a pista e estou treinando firme desde o começo do ano. A pista é bastante exigente, tanto física quanto tecnicamente. Ainda não estou no meu 100%, mas sei que até lá posso estar em condições de ganhar o ouro na minha categoria”, afirmou Ravelli.

Apesar de conhecer o local, o atleta não terá vida fácil. Isso porque nomes como o italiano Massimo Folcarelli (campeão mundial ciclocross e de cross-country em 2008), o belga Geoffry Maes, atual campeão mundial na 35-40, já confirmaram participação. O paulistano Eduardo Ramires, técnico da Seleção Brasileira de MTB e campeão mundial em 1989, também estará presente, mas correrá na categoria 50-54 anos.

Entre as mulheres, destaque para Adriana Nascimento na categoria 30-34. Com nove títulos brasileiros no cross-country, a atleta é uma das favoritas. “O fato de o Brasil sediar um Mundial é superimportante, pois incentiva os atletas mais experientes, que são maioria hoje em dia nas provas realizadas no Brasil. Temos muitos brasileiros em condições de conquistar medalhas. Minha expectativa é muito boa. Estou afiada tecnicamente, pois acabei de retornar da maratona Transrockies no Canadá, onde peguei muitas trilhas em single track e terminei como campeã na categoria Dupla Mista 80+. Em Camboriú, quero melhorar minha marca e vou lutar por medalha”, disse.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: agosto 26, 2010

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure