Webventure

Brasil recebe novamente uma etapa do mundial de kitesurfe (a última foi em 2009)


Martina de apenas 13 anos vai estrear num mundial (foto: Marilin Novak)

Depois de dois dias de descanso pós-brasileiro de kitesurfe (clique aqui para saber como foi), Barra do Cunhaú, a 72 quilômetros de Natal, começa a se agitar novamente para a nona etapa do mundial da modalidade, o Kitesurf Wind Riders, que começa hoje (14) e segue até domingo (18).

Fazia dois anos que o Brasil não recebia uma etapa do campeonato a última foi em 2009, exatamente nesta praia, considerada um dos melhores lugares do mundo para o velejo, por causa de seus ventos fortes e constantes (leia mais aqui).

Ao todo, 35 atletas (28 homens e 7 mulheres) de 16 países competem na categoria freestyle (manobras), na mesma área onde aconteceram as provas do brasileiro. Como o campeonato já foi decidido por antecipação na etapa anterior, na Alemanha com vitória do holandês Youri Zoon e da espanhola Gisele Pulido (apenas Youri está no Brasil) , a competição que começa hoje vale para definir as colocações seguintes.

Entre os homens, 12 são brasileiros, com destaque para Eudázio Silva, que acabou de vencer a etapa do brasileiro; Reno Romeu, sétimo no ranking mundial; e Evandro Silva, duas vezes campeão da etapa brasileira do extinto circuito mundial KPWT.

Entre as mulheres, competem as brasileiras Bruna Kajyia, campeão mundial de 2009 e atual líder do ranking brasileiro, e Martina D’Eustáquio, do Ceará, que ficou em segundo no brasileiro. Bruna vai tentar a vice-liderança (ela está em terceiro no ranking mundial) e Martina, de apenas 13 anos, vai estrear em prova internacional.

Dominação cearense
Hoje (14), rolaram as primeiras provas classificatórias para o evento principal da categoria masculina. Das 14 vagas disponíveis, 8 foram abocanhadas por brasileiros. Destes, sete eram cearenses: Evandro Silva, Tomás Teixeira, Rafael Souza, Romário de Souza, Set Teixeira, Emanuel Sousa e Ivanildo Ferreira, mais o potiguar Júnior Hercules. (Clique aqui para ler matéria sobre a boa safra de atletas do Ceará).

Este texto foi escrito por: Marilin Novak