Webventure

Brasil Ride começa com trecho difícil e pedalada de 140 quilômetros


Prova terá trecho de 140 km (foto: Divulgação/ Alexandre Cappi)

Direto de Mucugê (BA), Flavio Ito, o Gonga, conta em detalhes sobre o percurso do primeiro dia da Claro Brasil Ride 2010.

2ª etapa
Largada: Mucugê (BA)
Chegada: Rio de Contas (BA)
Distância: 139 Km
Altimetria: 3.372m

Direto de Mucugê (BA) – Ontem (14) tivemos o Prólogo e hoje a segunda etapa sai da base de Mucugê em direção à Rio de Contas (BA). É o maior circuito de todos os dias, com 140 quilômetros e altimetria acumulada em torno de 3.500m.

Hoje será um dia muito desgastante em função da própria quilometragem e a ascensão acumulada. Saímos de 1.100m de altitude e chegamos na cidade seguinte, Piatã, com 1.300m/ 1.400m.

Nesse primeiro trecho de 70 quilômetros, que é a primeira metade da prova, o terreno mescla cascalho solto e muito lajedo de pedra. A partir do km 70 até o km 90, o percurso, de modo geral, tende a cair, variando a 1.100m, 1.200m de altitude

Próximo ao km 90, na cidade de Ouro Verde, a prova chega ao maior single track de todas as etapas, com 14 quilômetros de trilhas com travessias de rio e mata fechada, um prato cheio para quem gosta de pedalar nessas condições.

Mas hoje o que vai nivelar a competição será o terço final da disputa, próximo ao km 115, onde a prova chega em Rio de Contas. Serão 20 quilômetros de subida ininterrupta. Nesse trecho a prova retorna a 1.200m de altitude e acredito que o primeiro na geral deve terminar o percurso em torno de oito horas.

O período de corte será de 11h30, mas esse tempo pode ser revisto pela organização durante o dia de hoje. Se tiver luz do dia, pode haver acréscimo nesse período de corte.

Mais sobre a prova

Vídeo – Assista a animação com o trecho do dia.

Este texto foi escrito por: Flavio Ito (Gonga), especial para o Webventure