A lenda do MTB Tom Ritchey (foto: Divulgação)
Um dos pioneiros do mountain bike, Tom Ritchey, fundador da marca de bicicletas que leva seu sobrenome, irá participar como competidor da Brasil Ride, ultramaratona da modalidade que acontece entre 23 e 29 de outubro, na Chapada Diamantina (BA). Será a primeira vez que o norte-americano correrá no país.
Tom, apaixonado por bicicletas desde criança, teve uma carreira invejável no ciclismo de estrada. Em 1983, começou a construir quadros de bicicleta, e logo percebeu a necessidade de melhorias das peças existentes, especialmente das mountain bikes. Com isso, se aprofundou na área. Hoje, a Ritchey é uma das mais conceituadas marcas de bicicletas do mundo.
Aos 55 anos e já aposentado do ciclismo profissional, Tom ainda pedala 16 mil quilômetros por ano (pouco mais de 1.300 quilômetros por mês, em média, e 44 por dia).
Outras celebridades. Junto com essa fera, a organização da Brasil Ride já confirmou a presença de outros competidores de peso. Direto da Espanha, Roberto Heras, que venceu recentemente o Titan Desert, prova de 600 quilômetros no Marrocos. Roberto se aposentou do ciclismo de estrada em 2005, depois de ganhar etapas do Tour de France e do Giro da Itália.
O português Luis Leão Pinto será outro destaque. Ele é tricampeão português de maratona cross-country e vice da Ruta de Los Conquistadores de 2010. Ainda virão os tchecos Roberto Novotny e Kristian Hynek, e os brasileiros Ricardo Pscheidt, Gilberto Gois e Abraão Azevedo, este último campeão mundial de cross-country máster de 2011.
Este texto foi escrito por: Pedro Sibahi
Last modified: agosto 25, 2011