Competidores encararam provas de 6 e 28 quilômetros (foto: Divulgação)
A competição de canoa polinésia, a Rio Vaa reuniu cerca de 250 atletas de doze países no último fim de semana, na orla do Rio de Janeiro. A prova foi válida pela 8ª edição da etapa Sul-americana do Circuito Mundial da modalidade, regulamentada pela Confederação Brasileira de Canoagem.
No primeiro dia de prova, os brasileiros asseguraram quatro vitórias nas categorias V6 Feminina, com a equipe Velox; V6 Masculino Máster, com Tribo Q Pira; V6 (categoria estreante), com o time de Cabo Frio (RJ) e na V1 Feminina Máster, com Sara dos Santos.
Com ondas chegando a dois metros por conta de uma ressaca, muitos atletas tiveram dificuldades no sábado. Foi uma remada maravilhosa! As correntes não estavam nem um pouco favoráveis e a ondulação estava muita grande, só que essas ondas acabaram nos ajudando. Com essas condições, não esperava por este resultado, foi uma grata surpresa, disse Ester Cotrim, da Velox.
Na principal categoria da modalidade, a V6 Masculina Open com o percurso de 28 quilômetros, a vitória ficou com a equipe Rapa Nui, da Ilha de Páscoa. A Rio Vaa Clube, com uma ultrapassagem faltando apenas 50 metros para o fim, garantiu a segunda colocação.
O nível dos atletas de Rapa Nui é muito alto. Fizemos uma prova estratégica, com muita adrenalina já que tivemos 28 canoas na água juntas e muitas equipes pressionando. O trabalho de equipe prevaleceu no finalzinho, foi a nossa união que nos deu esse segundo lugar, com gostinho de primeiro, declarou Nicolas Bourlon, organizador e membro da Rio Vaa Clube (RJ).
Mais resultados – Outra vitória estrangeira foi nas canoas individuais. Danielle Cuck, dos Estados Unidos, foi a vencedora da categoria V1 Open, chegando a frente de Dayone Rossi (RJ) e Christina Yorkey, também dos Estados Unidos. Entre os homens, a vitória ficou com o experiente Felipe Neumman; na Máster, o santista Celso Filetti garantiu o primeiro lugar.
Para a organização da Rio Vaa 2008, a vinda das equipes estrangeiras trazem muita competitividade. Este ano focamos nossos esforços na segurança dos atletas, com muitos barcos vigiando na água, e na conscientização ambiental, que leva o evento a um outro patamar, além da competição. Nosso lema é a união e está cada vez melhor, destacou Bourlon.
Confira os resultados da prova em todas as categorias:
Mista V6
1 – Rio Va’a Clube (RJ)
2 – Eco Adventure (SP)
3 – Rio Va’a Clube (RJ)
Masculino
V6 Open
1 – Rapa Nui, Ilha de Páscoa (CHI)
2 – Rio Va’a Clube (RJ)
3 – Praia Vremelha (RJ)
V6 Máster
1 – Tribo Que Pira (SP)
2 – Rio Va’a Clube (RJ)
3 – Eco Adventure (SP)
V6 Júnior
1 – Rapa Nui, Ilha de Páscoa (CHI)
2 – Cabo Frio (RJ)
3 – Praia Vremelha (RJ)
V6 Estreante
1 – Cabo Frio (RJ)
2 – Rio Va’a Clube (RJ)
3 – Praia Vremelha (RJ)
V1 Open
1 – Felipe Newman, Tribo que Pira (SP)
2 – Hugo Tutti, Ilha de Páscoa (CHI)
3 – Cristian Bongo
V1 Júnior
1 – Sérgio Nogueira
V1 Máster
1 – Celso Filetti, Santos (SP)
2 – Luis Gustavo, Tribo Que Pira (SP)
3 – Nicolas Bourlon, Rio Va’a Clube (RJ)
Feminino
V6 Open
1 – Velox (RJ)
2 – Kimi Lokimi (SP)
3 – Cabo Frio (RJ)
V1 Open
1 – Danielle Cuck (EUA)
2 – Dayone Rossi, Cabo Frio (RJ)
3 – Christina Yorkey (EUA)
V1 Máster
1 – Sara dos Santos, Bertioga (SP)
2 – Letícia Lana, Praia Vermelha (RJ)
Este texto foi escrito por: Webventure