Foto: Pixabay

Brasil Solidário fez atendimentos médicos no Jalapão

Redação Webventure/ Offroad

Carlos atende paciente em sala de aula (foto: Instituto Brasil Solidário)
Carlos atende paciente em sala de aula (foto: Instituto Brasil Solidário)

A equipe de voluntários esteve no dia 11/08, na cidade de Mateiros que, com cerca de dois mil habitantes e encravada na região do Jalapão (TO), recebeu energia elétrica apenas em 2001. O município, com serviços bastante precários em saúde, teve acesso aos atendimentos médicos do Programa, realizados na Escola Estadual Estefânio Teles das Chagas.

Pela primeira vez, a equipe pôde examinar os pacientes triados com um equipamento de eletrocardiograma portátil, capaz de detectar diversas patologias cardíacas, emprestado pelo Hospital Pró-Cardíaco do Rio de Janeiro e operacionalizado pelo cardiologista Marcelo Fabrício.

O modelo de atendimento médico este ano envolve uma participação de agentes de saúde mesmo quando o programa não está atuando no município, maximizando os atendimentos. “A recomendação é de que os agentes de saúde consigam acompanhar os casos de diabetes identificados e possam detectar outros com novos exames”, comentou o médico.

Uma equipe formada pelos médicos Danielle Bouhid Bertolini e Carlos Alberto Maknavicius, do projeto Médicos da Terra, também realiza palestras sobre saúde e higiene em todas as escolas. Além disso, uma das novidades é a realização de micro-cirurgias para retirada de cistos, pintas e solução de unhas encravadas. Os procedimentos de micro-cirurgias, inéditos no trabalho, estão sendo feitas pela dra. Danielle.

O dentista Wolber Sontak pôde novamente atender o menino Victor Gabriel Ribeiro, de sete anos, que sofreu um acidente e teve quatro dentes arrancados quando a equipe chegava à cidade para os trabalhos da etapa I, em junho. “Fiquei muito feliz por que os dentes dele já estão firmes. Com isso, pude retirar a fixação e observar que o reimplante foi um sucesso”, afirmou o dentista.

Números – Cada cidade está sendo beneficiada, ainda, com uma farmácia da Genéricos Teuto. 75 alunos e moradores locais foram também examinados pelo programa de oftalmologia e 48 tiveram a indicação de usar óculos. Em novembro, quando os voluntários retornarão à cidade para a terceira e última etapa do “Programa de Desenvolvimento Sustentável da Escola” de 2007, os óculos serão entregues.

Na área de saúde também foram realizados 111 atendimentos de Clínico-Geral e 55 de Odontologia. Além disso, foram feitos gratuitamente 30 testes de glicemia, totalizando 271 atendimentos médicos diretamente.

Este texto foi escrito por: Instituto Brasil Solidário

Last modified: agosto 12, 2007

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure