Exemplo de pouso em lago artificial. (foto: Divulgação)
Dia 20 de março será inaugurado, pela equipe Equipe Azul do Vento de Pára-quedismo, o primeiro pond (espelho d’água para pousos) da América Latina.
O público atingido são pára-quedistas com categoria E, mais de 1000 saltos lançados a 4.000 pés e autorizados pela SWOOP.PRO.
Uma das principais características do Pond é a visibilidade e aproximação do público (as manobras são vistas a olho nu pelo público, enquanto em outras modalidades as manobras são feitas em queda livre).
A novidade, que marca os 25 anos da empresa, consiste num lago artificial de 60 metros de comprimento por 10 de largura, com 1.000 metros quadrados de lona impermeabilizante e 600 mil litros de água.
A água tem a função de proteger o pára-quedista, caso ele não consiga sair do mergulho que antecede o planeio sobre a superfície líquida.
Ganha quem voar mais baixo, mais rápido e mais longe. Hoje é comum atingir velocidades superiores a 110km/h, pilotando os pára-quedas a apenas alguns centímetros do chão. Daí a necessidade da raia, já que a água garante a segurança dos atletas, amortecendo um possível choque contra o solo.
“Agora será possível colocar, a curto prazo, vários brasileiros em condições de disputar títulos internacionais”, afirma Ricardo Pettená, diretor do Centro Azul do Vento. “Além disso, não será mais necessário viajar ao exterior para realizar treinamentos e participar de competições”, completa.
Este será o único pond do Brasil e um dos poucos no mundo. Mais informações podem ser obtidas no site www.azuldovento.com.br
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: março 4, 2004