Competições aconteceram no Canal de Itaipu em Foz do Iguaçu (PR) (foto: Divulgação)
O Brasil conheceu, no último fim de semana, os atletas que representarão o país nas competições internacionais de canoagem slalom da temporada 2011. Grandes destaques da Seletiva Nacional, que aconteceu no Canal de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), Pedro Henrique Gonçalves, de 18 anos, e Ana Sátila Vieira Vargas, de 15 anos, mostraram exatamente a renovação pela qual a equipe brasileira está passando.
Vencedores da maioria das disputas na qual competiram, Pedro e Ana são os únicos brasileiros que estarão em todos os eventos internacionais da Canoagem Slalom em 2011. Sabendo da responsabilidade por serem as esperanças de medalha para o Brasil, a dupla já está focada para as provas fora do país.
Cheguei aqui uma semana antes para treinar e estar bem preparada para a prova. Consegui esta importante vitória, mas agora é hora de intensificar ainda mais os treinamentos, afirmou Ana Sátila em entrevista a uma grande emissora de televisão.
O primeiro desafio da dupla, que compete na categoria K1, será o London Invitational Canoe Slalom 2011, evento que servirá como teste para as Olimpíadas de Londres. Logo depois, a dupla segue para o Campeonato Mundial Sênior de Canoagem Slalom (entre 7 e 11 de setembro), na Eslováquia, junto com os brasileiros Cássio Petry (C1 Masculino), Silvia Gnadt (C1 Feminino), João Vitor Machado (K1 Masculino) e Anderson Oliveira (K1 Feminino). Já nas etapas da Copa do Mundo, Ana e Pedro terão a companhia de Petry (C1 Masculino) e Gnadt (C1 Feminino).
Trabalho de base – João Tomasini Schwertner, presidente da CBCa (Confederação Brasileira de Canoagem), acredita que o grande responsável pela evolução e surgimento de atletas como Pedro e Ana é o trabalho de base que vem sendo realizado em diversas localidades do país. Segundo o presidente, os núcleos de desenvolvimento do esporte estão sendo fundamentais para a renovação da modalidade no Brasil.
Os resultados mostram que a futura geração já começa a despontar no país e em sua grande maioria são de atletas dos núcleos de desenvolvimento de base. Esperamos implementar ainda outros núcleos nos próximo meses, proporcionar aos nossos atletas experiências internacionais de alto nível técnico, e assim nos prepararmos cada vez mais para os próximos Jogos Olímpicos, afirmou Tomasini, que lembrou também que país terá uma das maiores delegações do Campeonato Sul-americano de Canoagem Slalom, marcado os dias 26 a 28 de novembro, em Mendoza, na Argentina.
Confira a equipe que representará o país no Sul-americano de Canoagem Slalom
– Pedro Henrique Gonçalves (K1 Masculino)
– Ana Sátila Vieira Vargas (K1 Feminino)
– Cássio Petry (C1 Masculino)
– Silvia Gnadt (C1 Feminino)
– João Vitor Machado (K1 Masculino)
– Anderson Oliveira (K1 Feminino)
– Leonardo Curcell (C1 Masculino)
– Jean Moller Pereira (C1 Masculino)
– Charles Correa (C1 Masculino)
– Felipe Borges (C1 Masculino)
– Rafael Bélio (C1 Masculino)
– Anderson Webber/Jean Moller Pereria (C2 Masculino)
– Wellington Munhoz/Cassiano Alfredo (C2 Masculino)
– Pedro Henrique Avansi/Rafael Souza (C2 Masculino)
– Ricardo Taques (K1 Masculino)
– Fabio Scchena Rodrigues (K1 Masculino)
– Renan de Oliveira (K1 Masculino)
– Poliana Aparecida de Paula (K1 Feminino)
– Milene Wolf (K1 Feminino)
– Barbara Rossi (K1 Feminino)
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: março 22, 2011