Carro da FEI que disputa a SAE Baja. (foto: Divulgação)
O Brasil contará com três equipes inscritas entre as 141 na SAE Baja RIT, competição estudantil organizada pela SAE Internacional, que acontecerá entre os dias 7 e 10 de junho, em Rochester, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Os times brasileiros são da FEI, da Universidade Federal de Minas Gerais e da Escola de Engenharia de São Carlos da USP.
O evento reúne projetos de bajas construídos por estudantes de nove países das Américas, da África, da Ásia e da Europa. O trio brasileiro garantiu sua participação por ter alcançado as melhores pontuações na SAE Brasil, realizada em março, em Piracicaba (SP).
A FEI chega para a SAE Baja RIT credenciada como tetracampeã nacional (2001, 2002, 2005 e 2007) e pelo título internacional de 2004. Os integrantes da equipe fizeram poucas alterações no carro. “Temos tudo para trazer o título para o Brasil novamente”, avalia o capitão da equipe, Rafael Gianetti. O carro possui sistema de telemetria que transmite informações do carro em funcionamento, em tempo real para o box.
Já a equipe Demec-09 da UFMG fará sua estréia nos EUA, onde apresentará adaptações no sistema de suspensão e amortecedores para deixar o carro mais resistente. Também com poucas mudanças no carro, a equipe da USP viaja otimista. “Não queremos ser vice, mas vencer a competição”, avisa o capitão Maikon Sander de Castro Alves.
Bicampeão – O Brasil conquistou o SAE Internacional duas vezes, com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 1998, e com a FEI em 2004. Para isso, construíram os carros fora-de-estrada que tiveram melhor rendimento nos testes dinâmicos e estáticos, como provas de conforto, tração, manobrabilidade, aceleração, subida de rampa, velocidade máxima e um enduro.
Este texto foi escrito por: Webventure