Webventure

Brasil <i>versus</i> Argentina na bola e na vela


Personal lidera IMS 500 (foto: Roberta Spiandorim/ www.webventure.com.br)

Direto de Ilhabela – Neste final de semana, a tradicional rivalidade entre brasileiros e argentinos entrará em campo e no mar. A disputa do sábado decidirá os vencedores da 34ª Semana de Vela de Ilhabela e a do domingo, o campeão da Copa América 2007. Assim como na Venezuela, a disputa en Ilhabela promete ser muito acirrada.

Na classe IMS 500, a principal da SVI, o argentino Personal, tido como favorito, lidera o ranking com apenas nove pontos perdidos, enquanto o segundo e terceiro colocados, os brasileiros Sorsa III e Cristabela, tem 13. Na única regata deste sábado, a última do evento, os brasileiros precisam superar o barco gringo e ainda torcer para que o adversário acumule mais cinco pontos a mais.

Perguntado se na vela o felizardo seria argentino, João Estevez, comandante do Personal, disse que iriam tentar. “Falta um pouco de vento, um pouco de sorte. Vamos saber amanhã, mas temos possibilidades”, esquivou-se. Quando o assunto era futebol, Estevez se mostrou mais entusiasmado. “Desta vez é Argentina. Na última Copa América, em 2004, Adriano fez um gol no último minuto, eu me lembro”, recorda-se. Mas enfatiza o “peso da camiseta brasileira”.

Brasil x Argentina também na ORC – Na ORC 600, outra classe bastante competitiva, o líder também é argentino, o Matrero. Sua vantagem é de apenas um ponto para o brasileiro Mano’s Champ. “Creio que na IMS o vencedor será o argentino Personal. E se o Matrero vencer estaremos muito contentes”, aposta Toribio de Achaval, comandante do barco líder. “Como bons argentinos, também queremos que a Argentina ganhe no futebol, mas creio que o Brasil seja um adversário digno e também possa sair vencedor”.

Já Avelino Alvarez, comandante do Mano’s Champ acredita numa reviravolta. “Os argentinos são muito valentes no esporte e aqui estão demonstrando isso com um barco antigo, velejando muito bem. Eles tiveram um pouco de sorte também na regata de quarta”. A expectativa de Alvarez antes da regata de ontem era de diminuir a diferença até o momento alcançava cinco pontos. Missão cumprida, a diferença caiu para um ponto. A decisão ficará para a último instante. A regata deste sábado começará às 12h.

Este texto foi escrito por: Roberta Spiandorim