Foto: Pixabay

Brasil Wild terá Serra da Canastra como cenário

Redação Webventure/ Corrida de aventura

Paisagem da Serra da Canastra. (foto: Divulgação)
Paisagem da Serra da Canastra. (foto: Divulgação)

A Serra da Canastra, localizada a sudoeste do Estado de Minas Gerais, é o local escolhido para a realização da 2ª etapa do Circuito Brasil Wild de corrida de aventura, que acontecerá no feriado de Corpus Christi, entre os dias 26 e 29 de maio.

Cada equipe, formada por quatro competidores, irá percorrer 227 km pela região, praticando as modalidades orientação, trekking, canoagem, mountain bike e técnicas verticais completas, como rapel, tirolesa e ascensão. São esperadas mais de 50 equipes para o evento.

A largada acontecerá no dia 26 de maio, às 10h, próximo a cidade de Franca, em local desconhecido dos atletas.

Serra da Canastra – Destino certo de aventureiros de todo o Brasil, a Serra da Canastra envolve seis municípios – São Roque de Minas, Vargem Bonita, Sacramento, Delfinópolis, São João Batista do Glória e Capitólio – possuindo em seus 200 mil hectares vegetação típica de transição entre o Cerrado e a Mata Atlântica, com mata ciliar nas áreas baixas e campos limpos nas chapadas.

A fauna é caracterizada por diversos animais ameaçados de extinção como o tamanduá-bandeira, o lobo-guará e o tatu-canastra, difíceis de serem vistos em outros lugares. Entre as aves, encontram-se emas e exemplares de tucano-açu, martim-pescador e curió.

O nome “Serra da Canastra” explica-se pelo fato da região ser um imenso chapadão, semelhante a forma de uma canastra, um tipo de baú. Sua altitude oscila entre 900m e 1.496m e o clima é subtropical, com temperaturas médias anuais que variam entre 17ºC, no inverno e 23º C, no verão.

Um dos mais conhecidos cartões-postais da Serra da Canastra é a cachoeira Casca d´Anta, com 186 metros de altura. E para preservar tanta beleza, a região tornou-se Parque Nacional em 1972, depois de uma luta ambiental encabeçada por jornalistas mineiros para proteger as inúmeras nascentes de rios, entre elas a do rio São Francisco, conhecido como o “rio da integração nacional” por seus 3.000 km de extensão que garantem a sobrevivência de milhares de ribeirinhos brasileiros.

Uma região com muito verde, belíssimas cachoeiras, vegetação abundante e animais exóticos é um paraíso perfeito para corredores de aventura, que buscam, através do esporte, o contato com a mãe natureza. “As equipes farão uma perna de remo inesquecível, a qual consideramos uma das mais bonitas dentre todas as corridas de aventura”, afirma Julio Pieroni, organizador do evento.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: maio 19, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure