Foto: Pixabay

Brasileira consegue escalar o Cho Oyu; ouça o depoimento

Redação Webventure/ Montanhismo

Ana Elisa no cume do Cho Oyu (foto: Arquivo pessoal)
Ana Elisa no cume do Cho Oyu (foto: Arquivo pessoal)

A médica brasileira Ana Elisa Boscarioli conseguiu escalar hoje até o cume da montanha Cho Oyu, sexta maior do mundo, com 8.201 metros, localizada no Nepal. Ela já retornou ao campo base avançado (5.650 metros), e prepara seu retorno ao Brasil. Segundo informações de sua assessoria, Ana Elisa é a primeira mulher brasileira a escalar a montanha e estava acompanhada de três montanhistas, dois guias e cinco sherpas.

A expedição que levou a brasileira ao cume passou pelo acampamento 3 (7.400 metros) e só parou para descansar e dormir no acampamento 2 (7.000 metros).

“É um descanso relativo porque estávamos mais ou menos na mesma altura do Aconcágua e foi uma noite difícil. O ar é muito seco, tossi muito e dormi muito mal com falta de ar. Hoje (26/09) logo cedo retomamos a descida e estamos no ABC. Não tem mais erro, podemos comemorar e descansar. Acho que agora a ficha caiu de verdade”, disse a brasileira.

“Durante a descida, cruzamos com outras expedições que ainda estão subindo e aí é como um flashback. Vem à memória todo sofrimento para subir, cada etapa é uma grande conquista. Mas, apesar de tudo consegui meu objetivo. Estou muito feliz!”, finalizou a médica.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: setembro 26, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure