Foto: Pixabay

Brasileira dá show no Race Across América

Redação Webventure/ Biking

Daniela Genovesi  vencedora da Race Across América  (foto: Divulgação)
Daniela Genovesi vencedora da Race Across América (foto: Divulgação)

A brasileira Daniela Genovesi participou, pela primeira vez, e ganhou uma das mais importantes provas do ciclismo nos Estados Unidos. A Race Across América atravessa o país norte-americano de Oeste para Leste e é considerada uma das competições de resistência mais difíceis do planeta.

Daniela foi a grande surpresa da competição ao conquistar a prova na categoria feminina em 11 dias 17 horas e 8 minutos. Entre os homens o primeiro lugar ficou com o americano Dani Wyss que fez a prova em 8 dias 5 horas e 45 minutos. O norte-americano já havia vencido anteriormente, mas desta vez ele consegui completar o percurso em tempo recorde, fazendo o segundo melhor tempo da historia da competição.

Para enfrentar a prova, que percorre 4.800km e pode ser feita em até 12 dias, a ciclista tomou cuidados especiais com o corpo, como usar muito filtro solar, uma pomada especial contra assaduras e até mesmo com as roupas. Apesar de o traje ser especial e secar rapidamente, era necessário trocá-los até três vezes por dia. Ela ainda usou palmilhas extras para diminuir a dormência nos dedos.

A trajetória que ela percorreu para chegar ao lugar mais alto no pódio foi um grande desafio. Daniela precisou de muito preparo físico. Para conseguir um melhor rendimento, ela treinou por um mês no interior do estado do Rio de Janeiro, onde percorreu mil quilômetros de estradas em 48 horas.

Além do físico, foi necessária uma preparação de logística e de equipamento para encarar a competição. Ela e sua equipe levaram três bicicletas especiais, feitas de carbono. A mais leve, que pesa 7,2kg, foi bastante usada em trechos de subida. Uma outra bicicleta era para terrenos planos, muito comuns nos estados do Texas e do Kansas, por onde a prova passou, e a terceira foi de reserva.

A equipe da brasileira contava com um engenheiro de estrada, que monitorou todo o percurso com um GPS, capaz de detectar até buracos nas rodovias. Cinco carros acompanharam a atleta durante a prova. Um dos veículos acabou servindo de cama para as poucas horas de descanso que existem num desafio como esse.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: junho 29, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure