Foto: Pixabay

Brasileira está no Nepal para escalar o Everest

Redação Webventure/ Montanhismo

Ana Elisa no acampamento 3 do Cho Oyu (foto: Adventure Consultants)
Ana Elisa no acampamento 3 do Cho Oyu (foto: Adventure Consultants)

A cirurgiã plástica Ana Elisa Boscarioli, 40 anos, quer ser a primeira brasileira a escalar a montanha mais alta do mundo. Hoje, ela segue com mais oito montanhistas, de avião, de Katmandu para Lukla, onde inicia o trekking até o acampamento base do Everest. O objetivo é fazer a escalada e ataque ao cume entre 12 e 25 de maio, se as condições de tempo permitirem. No ano passado, a única boa janela de tempo bom foi após 31 de maio e até 2 de junho.

Durante a estada em Katmandu, Ana teve com a companhia de Rodrigo Raineri e Vitor Negrete, que vão novamente escalar a montanha, pela mesma face que do ano passado (norte), e que também querem realizar outro grande feito: chegar no cume do Everest sem auxílio de oxigênio suplementar.

Ana vai subir a montanha com a operadora Adventure Consultants, da Nova Zelândia, uma das melhores empresas que atuam na região. Nesta expedição, Ana usará cilindros de oxigênio – diferente do objetivo de Rodrigo e Vitor – e também o auxílio de sherpas. Já Vitor e Rodrigo não se sabe se escalarão com sherpas, como no ano passado.

Cho Oyu – Ana foi a primeira brasileira escalar o Cho Oyu (8.201m), também na Cordilheira do Himalaia e com a operadora Adventure Consultants. “Quando cheguei ao cume do Cho Oyu, a primeira coisa que avistei foi o Everest. Percebi que o fascínio que senti em 99 quando fiz o trekking ao campo base do Everest e descobri a alta montanha era ainda maior. Senti que é possível chegar lá”, explica a médica.

A equipe de guias da Adventure Consultants conta este ano com Guy Cotter Líder (Nova Zelândia); Dean Staples Guia (Nova Zelândia); Victor Saunders Guia (Inglaterra); Ang Dorjee Sherpa Guia e Climbing Sidar (Estados Unidos/Nepal). No campo base ficarão ainda Suze Kelly Manager (Nova Zelândia), Anita Bent Manager (Nova Zelândia), Christina Cattlett médica norte-americana, Ang Tshering Sherpa Expedition Sidar (Nepal), e Chhongba Sherpa cozinheiro (Nepal)

Os clientes serão a brasileira Ana Elisa Boscarioli (Brasil), Chris Bell (Inglaterra), Andrew Chandler (Estados Unidos/Inglaterra), Steve Harvey (Nova Zelândia), Paul Heugh (Inglaterra), Guy Knoller (Estados Unidos), Darrell Lindgren (Estados Unidos), George Shorten (Irlanda) e Kevin Cubitt (Inglaterra).

Para saber mais sobre a escalada de Ana Elisa Boscarioli acesse o site www.anaboscarioli.com.br.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: abril 1, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure