Webventure

Brasileira se torna primeira a surfar ondas da pororoca de caiaque


Borsari surfa na Amazônia (foto: Fabio Paradise)

O fenômeno único da pororoca já vem atraindo os surfistas há anos, mas agora foi a vez de a primeira mulher encarar as ondas de mais de dois metros com um caiaque. Roberta Borsari esteve na semana passada na região amazônica para praticar o kayaksurfe no Rio Araguari. E a brasileira não fez feio, permanecendo por até 20 minutos nas ondas que se formam do encontro das águas do rio com o oceano.

Experiente atleta e principal expoente da modalidade no Brasil, Roberta não escondeu a satisfação após o realizar o feito inédito. “A expedição foi um sucesso! Vivi uma das experiências mais marcantes, emocionantes e diferentes de tudo que já fiz no surfe”, conta Roberta, que permaneceu na Amazônia do dia 15 até o último sábado (23).

Apesar do sucesso, a prática do kayaksurf na pororoca exigiu um preparo detalhado, inclusive com a ajuda de um jet ski. “A logística de posicionamento de entrada na onda e de resgate com o caiaque foi uma novidade tanto para mim como para a equipe e apoio. Durante a viagem fizemos vários testes até chegar à técnica ideal, parecia uma estratégia militar”, brinca a atleta.

Além do jet ski, Roberta também contou com o apoio de experientes surfistas na Amazônia. Sérgio Laus liderou a equipe, que ainda tinha Jorge Pacelli, Saulo Ramos e o até um australiano. Recentemente, a atleta brasileira já havia brilhado na Califórnia, conquistando o quarto lugar no Festival de Paddle de Santa Cruz.

Este texto foi escrito por: Webventure