Brasil venceu também no Boarder Cross feminino (foto: Ricardo Dubeux)
O Campeonato Mundial de Kitesurf 2006 chegou ao final com um belíssimo resultado para o esporte feminino do Brasil. No domingo (24) às 16 horas aconteceu a cerimônia de premiação dos vencedores da nona etapa do circuito. A brasileira Clarissa Hempel foi a campeã na prova de Boarder Cross, modalidade de velocidade e habilidade, realizada no sábado (23), na praia de Tambaú, em João Pessoa (PB). O atleta português Rui Meira, que já havia vencido a competição na categoria free style no dia anterior, mostrou mais uma vez grande habilidade em águas paraibanas e conquistou mais um título em João Pessoa na Boarder Cross.
Completaram o pódio feminino no Boarder Cross as atletas Jalou Langeree (Holanda) e Angela Peral (Espanha). No masculino, Damien Leroy (EUA) e Kevin Langeree (Holanda) fecharam entre os três primeiros colocados.
O Boarder Cross é uma nova tendência de estilo no Kitesurf, que proporciona uma maior interação do público com o esporte. Os velejadores têm que fazer uma regata passando por obstáculos, num trajeto que começa e termina na praia. Mesmo sendo a quarta edição da final do Campeonato Mundial de Kitesurf no Brasil, esta competição era inédita no país.
Futuro – No free style o julgamento é subjetivo, ou seja depende de notas atribuídas pelos juizes. Já no Boarder Cross vale unicamente a perícia e técnica dos velejadores em conseguir largar bem, manter uma boa velocidade e chegar na frente.
Com isso o publico conseguiu acompanhar e torcer pelos kitesurfistas desde a largada na areia e durante todo o percurso, e também entender a competição, além de conhecer os vencedores na mesma hora na linha de chegada localizada na praia. É a melhor modalidade do kitesurf , não só para o publico, mas para a mídia cobrir e acompanhar todas as belezas deste esporte náutico.
Outra inovação foi a construção do pódio com a areia da praia, trazendo o regionalismo para a cerimônia de perempçãom que foi realizada, na arena localizada em frente ao Busto de Tamandaré, na famosa praia de Tambaú. A entrega de prêmios foi um momento repleto de emoção e descontração, com a presença dos maiores nomes do esporte na atualidade, coroando os primeiros colocados do ranking mundial na categoria free style, entre eles os campeões mundiais Aaron Hadlow, da Inglaterra, e Kristin Boese, da Alemanha. A brasileira Bruna Kajiya, vice-campeã do mundo, também recebeu prêmios e homenagem da Professional Kite Riders Association (PKRA).
Este texto foi escrito por: Ricardo Dubeux