Local da prova do Brasileirão (foto: Divulgação)
A expectativa é grande para a edição 2009 do Brasileirão de Trekking. Depois do sucesso das edições 2007, em Socorro, e 2008, em Carrancas, a prova será em Ipiabas, no interior do Rio de Janeiro. A experiência deve ser inesquecível para os praticantes de trekking. De acordo com os organizadores, o percurso total das três provas previstas, sendo uma delas noturna, soma aproximadamente 36 quilômetros. São esperadas 72 equipes de seis etapas do país.
Já tradicional no calendário nacional, o evento teve apresentar alto nível técnico das provas e grande disputa entre os principais times da nação. Tanto para aqueles que já se conhecem como para os que participam de outros circuitos espalhados pelo País, o Brasileirão de Trekking passou a ser reconhecido como referência para medir o grau de evolução dos competidores no âmbito nacional.
A forma criteriosa como é montada a prova é um dos pontos ressaltados por José Maurício Lemos e Wellinton Coelho, responsáveis, respectivamente, pela organização e diretoria técnica do evento. A idéia é surpreender os atletas tanto os veteranos quanto os novatos com provas bem elaboradas, desafiadoras e divertidas. Tudo para exigir criatividade, estratégia, raciocínio lógico, consciência espacial, espírito de equipe, liderança e contato com a natureza durante toda a caminhada, explica José Maurício Lemos.
No Brasileirão, as dificuldades e metas são maiores e modificadas a cada edição. O objetivo é criar provas com rigor técnico cada vez maior, desde o registro de erro zero, cancelamentos de pcs zero e, da mesma forma, zero motivo para recurso, acrescenta Wellinton Coelho. Neste sentido, será mantida a apuração eletrônica, tripla conferência de cada prova, três montadores diferentes, contagem regressiva na largada, distinção entre as categorias trekkers e graduados, etapa de pontos corridos.
Ipiabas – Distante 122 quilômetros do Rio de Janeiro, 350km de São Paulo, 390km de Belo Horizonte e 560km de Vitória, Ipiabas, distrito de Barra do Piraí, na região serrana fluminense, mais exatamente no Vale do Café, é o cenário do Brasileirão de Trekking 2009. As trilhas percorrem área de cachoeiras e têm natureza privilegiada. Este ano o campeonato conquistou um charme a mais e foi inserido na programação do Festival de Inverno local. As inscrições estão abertas pelo site oficial do campeonato.
As provas, no feriado prolongado de Corpus Christi, com destaque para o Dia dos Namorados que imprime clima de romantismo ao campeonato estão assim divididas: 11/06/09 Prova Capitão Mata Gente – montador: Geovane Rento (RJ); 12/06/09 Prova São Sebastião – montador: Henrique Rocha (MG); 13/06/09 Prova Trilha do Imperador – montador: Wellinton Coelho (MG)
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: maio 14, 2009