Zé Hélio (foto: Divulgação)
Um dos brasileiros inscritos no Rally Dakar 2009, Zé Hélio já começou a analisar o percurso da prova, que pela primeira vez será na América do Sul, entre os dias 3 e 17 de janeiro. O roteiro foi divulgado nesta semana e terá 9500 km de extensão, sendo 5650 km de especiais.Em meio a belas paisagens da Argentina e do Chile, os competidores passarão por dunas e montanhas, incluindo as planícies da Patagônia, o deserto do Atacama e uma passagem pela Cordilheira dos Andes.
A cidade de Buenos Aires será palco da largada e da chegada. A edição 2009 do Dakar contará com a participação de 530 competidores, sendo 230 motos, 30 quadriciclos, 188 carros e 82 caminhões de 49 países.
Com predominância de solos desertos repletos de dunas, o Dakar exigirá atenção dos pilotos e resistência das máquinas, segundo José Hélio, que disputará a competição com a motocicleta Honda 450X, a mesma que acompanhou o paulista no tetracampeonato do Rally Internacional dos Sertões deste ano. Este roteiro confirmou o que eu esperava. Teremos muitas novidades e, com certeza, este será um dos ralis mais difíceis da história.
O percurso desconhecido para os competidores é outro destaque na opinião do piloto que disputa a 450cc Extreme. Se provou que vai ser uma prova muito dura, com características 100% deserto. Isso me agrada muito. Por ser um percurso desconhecido para todos é difícil dizer se isso favorece ou desfavorece, concluiu.
Programação Rally Dakar 2009
Sexta-feira – 2 de janeiro 2009
Largada promocional em Buenos Aires
1ª etapa – sábado – 3 de janeiro 2009
Buenos Aires / Santa Rosa
Deslocamento 166km / especial 371 km / deslocamento 166 km total: 733 km
Esta etapa servirá para descobrir a vasta planície. Os competidores do Dakar nunca começaram com uma especial tão extensa. Com quase 400 km de pista, pode ser também a mais rápida do trajeto. Ideal para solucionar todos os problemas de adaptação e a diferença horária.
2ª etapa – domingo – 4 de janeiro 2009
Santa Rosa / Puerto Madryn
Deslocamento 7 km / especial 237 km / deslocamento 600 km total: 837 km
A maior etapa do Dakar não será necessariamente a mais difícil. Será necessário cuidado, especialmente com o equipamento. Traz uma primeira parte de especial bem rápida com trechos de areia. A precisão dos navegadores será essencial.
3ª etapa – segunda-feira 5 de janeiro 2009
Puerto Madryn / Jacobacci
Deslocamento 70 km / especial 616 km / deslocamento 8 km total: 694 km
Com uma especial de mais de 600 quilômetros, os competidores estarão na estrada da Patagônia, que vem acompanhada de uma troca significativa de terreno. A paisagem é mais ondulada e positiva para os que gostam de grandes curvas. Devem se orientar pelos lagos que cercam o caminho e pela grande quantidade de flamingos rosas presentes no local.
4ª etapa – terça-feira 6 de janeiro 2009
Jacobacci / Neuquén
Deslocamento 4 km / especial 459 km / deslocamento 25 km total: 488 km
No começo desta etapa, os trechos de pedra vão exigir muito dos braços dos motociclistas. As primeiras porções de areia e os vários trechos fora da pista encantarão os amadores. É preciso cuidado, pois os erros podem começar a custar caro. Os favoritos devem começar a aparecer.
5ª etapa – quarta-feira 7 de janeiro 2009
Neuquén / San Rafael
Deslocamento 173 km / especial 506 km / deslocamento 84 km total: 763 km
O teste mais importante da primeira semana, talvez será o caminho para San Rafael. A grande quilometragem obrigará os competidores a manter um nível de concentração constante. Os pilotos também estarão confrontados a trechos de dunas. Grandes percursos fora da pista vão se alternar com partes muito mais técnicas, na subida dos rios. A Cordilheira ocupa o horizonte.
6ª etapa – quinta-feira 8 de janeiro 2009
San Rafael / Mendoza
Deslocamento 76 km / especial 395 km / deslocamento: 154 km
O programa do dia está repleto de obstáculos, já que no começo da especial terão que passar por cerca de 60 quilômetros de dunas. O traçado é propício à velocidade na segunda parte. Ao chegar a Mendoza, o rali entra no maciço andino.
7ª etapa – sexta-feira 9 de janeiro 2009
Mendoza / Valparaíso
Deslocamento 80 km / especial 419 km / deslocamento 317 km total: 816 km
A variedade de terrenos e de paisagens, elementos constantes do Dakar 2009, se manifesta outra vez nesta etapa onde a maioria dos competidores conhecerá a Cordilheira dos Andes. Antes de enfrentá-la, deverão deixar para trás uma série de dunas e uma de fesh-fesh idêntica a do Saara. Na montanha, se tratará da única especial com mais de três mil metros de altitude em caminhos técnicos. Logo os competidores passarão a fronteira para chegar a Valparaíso.
Sábado 10 de janeiro 2009
Dia de Descanso Valparaíso
8ª etapa – domingo – 11 de janeiro 2009
Valparaíso / La Serena
Deslocamento 245 km / especial 294 km / deslocamento 113 km total: 652 km
Traz uma jornada de descanso nas orelhas do Oceano Pacífico. Os experts em controlar os carros, as trajetórias e as grandes freadas terão vantagem. Mas, para os líderes do rali há muito a perder nesta etapa.
9ª etapa – segunda-feira 12 de janeiro 2009
La Serena / Copiapó
Deslocamento 88 km / especial 449 km / deslocamento 0 km total: 537 km
A pontuação do Deserto do Atacama, considerado o mais árido do mundo, poderá ser sentida pelos competidores. Aqueles que esperam encontrar muitas dunas ficarão plenamente satisfeitos. Mas também terão uma boa quantidade de pedras. Esta etapa terá muitas trocas de terreno. O posicionamento das dificuldades, com grandes porções de dunas no final irá forçar aos pilotos manter suas forças e mostrar a polivalência.
10ª etapa – terça-feira 13 de janeiro 2009
Copiapó
Deslocamento 20 km / especial 666 km / deslocamento 0 km total: 686 km
A especial deste dia é simplesmente a mais longa e a mais difícil do rali. Como no dia anterior, é ao final do dia que os competidores encontrarão uma série de dunas de cerca de 100 quilômetros. Neste âmbito, inclusive os maiores especialistas terão um sentimento de novidade. As dunas chilenas são montanhas de areia que terão de aprender a escalar. Com o intenso calor da região, ninguém conhece o comportamento da areia.
11ª etapa – quarta-feira 14 de janeiro 2009
Copiapó / Fiambalá
Deslocamento 20 km / especial 215 km / deslocamento 445 km total 680 km
Na etapa mais majestosa do rali, a dedicação dos navegadores será muito importante. Pela manhã, os veículos saem do Oceano Pacífico para seguir em direção à fronteira. O retorno a Argentina será em um marco encantador, no Passo São Francisco, a cerca de 4700 metros de altura. Existe a possibilidade do rali encontrar o inverno boliviano, um fenômeno raro que provoca às vezes nevada em pleno verão.
12ª etapa – quinta-feira 15 de janeiro 2009
Fiambalá / La Rioja
Deslocamento 4 km / especial 253 km / deslocamento 261 km – total 518 km
A especial do dia é um concentrado de técnicas. Vários tipos de dunas estarão presentes, incluindo as temidas dunas brancas. A três dias da chegada, esta etapa pode mudar a hierarquia, especialmente pelos veículos de assistência não terem acesso. A regra absoluta é saber poupar o veículo.
13ª etapa – sexta-feira 16 de janeiro 2009
La Rioja / Córdoba
Deslocamento 161 km / especial 545 km / deslocamento 47 km total: 753 km
Depois dos milhares de quilômetros percorridos, esta penúltima etapa constitui um desafio físico de primeira ordem. Os pilotos de ponta deverão manter suas posições, enquanto os amadores terão de preservar o excesso de confiança. Os erros poderão deixar recordações amargas, já que será a jornada dos cactos.
14ª etapa – sábado 17 de janeiro 2009
Córdoba / Buenos Aires
Deslocamento 224 km / especial 227 km / deslocamento 341 km total: 792 km
Depois de explorarem os estados-continentes, os competidores encontrarão um tipo de paisagem familiar. Neste longo caminho a percorrer, a concentração é a ordem do dia. Aqueles que chegarem classificados a Buenos Aires terão terminado a competição mais impressionante realizada e seguirão sendo os primeiros para sempre.
Domingo 18 de janeiro 2009
Premiação em Buenos Aires
Este texto foi escrito por: Webventure