O brasileiro Luis Cani fez história no último dia 12 ao saltar e pousar com o menor pára-quedas do mundo e quebrar o antigo recorde. Aos 33 anos, o piloto utilizou um modelo VX-39 e atingiu velocidades próximas a 200 quilômetros por hora, mesmo com o pára-quedas aberto.
O modelo tem cerca de 2,7 metros quadrados e nunca antes um saltador havia conseguido atingir a mesma velocidade com o pára-quedas aberto que uma pessoa em queda livre.
Ver o pára-quedas VX-39 pela primeira vez foi bastante assustador, admitiu Cani. Eu sabia que ele seria bem pequeno, mas quando o coloquei ao lado do meu pára-quedas normal, aí que caí na real e vi que ia precisar de muita determinação para voar com ele até o chão e pousar com segurança.
O Pára quedas VX-39 é mais ou menos do tamanho de um saco de dormir, ao contrário do pára-quedas de 16,5 metros quadrados, seis vezes maior, com o qual a maioria dos pára-quedistas estão habilitados a voar.
A dois dias dos testes de vôo, ocorreram manobras aéreas e análise junto aos câmera-flyers, que gravaram imagens com câmeras no capacete, para avaliar a velocidade e reação do pára-quedas antes da tentativa de aterrissar.
JC Coclasure, o parceiro de treinamento e cinegrafista de Luis Cani no projeto, disse: Voar próximo ao Cani enquanto ele estava pilotando o VX-39 foi uma experiência extremamente intensa. Eu nunca vi um pára-quedas voar com aquela velocidade, e só a idéia de tentar aterrissá-lo já era bastante assustadora, revelou Coclasure.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: maio 31, 2004