Bonjean não tem expectativas para Dakar 2010 (foto: Ricardo Leizer)
O piloto Bernardo Bonjean irá participar pela segunda vez do Rally Dakar. Depois de completar a prova em sua estreia em 2006, chegando na 90ª posição geral, o piloto confessou que não têm expectativas para a prova de 2010, que acontecerá entre os dias 1 e 17 de janeiro, na Argentina e Chile.
Uma coisa que eu aprendi na vida é não criar expectativas. Para tudo que você cria expectativa, a chance de se frustrar é enorme. Então eu estou preparado igual eu fui em 2006, para o melhor e para o pior. Tenho a mesma meta daquele ano, que é apenas completar rali. Acho que completar já é uma grande vitória, explicou Bonjean.
Participando de ralis desde 2003, o piloto correrá em 2010 na categoria Super Production com uma moto KTM 530. Quanto à equipe, o brasileiro manteve a mesma de 2006. Eu estou indo com uma equipe da França, que é a mesma que eu fui em 2006, a Challenge 75, disse.
Foco na prova – A pesar de não ter expectativas, Bonjean não perde o foco para a competição do início do próximo ano. O piloto explicou que é preciso ter cabeça para se chegar até o final da disputa.
O Dakar é uma prova que é 100% cabeça. Você pode ter o físico que for, a técnica de moto que for, mas se você não estiver com a cabeça no lugar, é uma prova que vai muito fácil te tirar do jogo, explicou.
Somado a toda concentração, outro fator apontado pelo competidor como importante e complementar é a preparação, algo que Bonjean fez de maneira minuciosa. Eu me preparei fazendo desde a parte de alimentação com um nutricionista, a parte física com o José Rubens DElia (preparador de diversos atletas), até a parte de moto, fazendo o Brasileiro de Rali, contou.
Este texto foi escrito por: Caio Martins