Webventure

Brasileiro: começa, de verdade, a briga pela vaga olímpica

O mountain bike brasileiro começa a definir neste fim de semana, no Parque Floresta Encantada do Caracol, na cidade de Canela (RS), quem será o dono da vaga nos Jogos Olímpicos de Sydney, que acontecem em setembro próximo.

Canela é a sede da primeira etapa do Campeonato Brasileiro Ford Courier de MTB 2000 – pela primeira vez reunindo duas modalidades, o cross-country (única aceita nas Olimpíadas) e o downhill. A Confederação Brasileira ainda não se posicionou oficialmente, mas é provável que o campeão após as três etapas da competição carimbe o passaporte para Sydney. A segunda opção, que depende de verba do Comitê Olímpico Brasileiro, é mandar os três melhores colocados para etapas da Copa do Mundo, que começa em maio e só termina às vésperas dos Jogos.

Mundial – O Brasileiro também vai definir quem serão os representantes nacionais no Mundial de Sierra Nevada, na Espanha, marcado para junho. Os favoritos são o hexacampeão Márcio Ravelli (Scott/Mercedes) – que já foi alvo de boatos sobre ter a vaga olímpica previamente garantida pela CBC -, Abraão Azevedo (Specialized/Amazonas) e Ivandir Souza Santos (Caloi). No downhill, Markolf Berchtold (Scott), 26º do ranking mundial e se preparando para a segunda participação na Copa do Mundo, dificilmente perderá o título.

A próxima etapa do campeonato acontece em junho, em São João da Grama (SP). A última fase será em Itatiaia (RJ).

Este texto foi escrito por: Webventure