O barco a pedal usado na aventura. (foto: Orlando Orkessler/ USA)
O ciclista brasileiro José Geraldo de Souza Castro, mais conhecido como Zé do Pedal, recomeça sua viagem denominada Da Liberdade ao Cristo (uma viagem, em solitário, de Nova York ao Rio de Janeiro em um barco a pedal, margeando toda a América Central, e parte da costa dos Estados Unidos e da América do Sul na próxima terça feira (6 de abril).
A viagem começou na segunda-feira, 22 de março (Dia Internacional das Águas), no Liberty Park, em Nova York, com uma temperatura de 2 graus abaixo de zero e ventos de 50 km por hora. Serão percorridos 23 mil quilômetros em dois anos, viajando média de 50 quilômetros por dia.
Apenas começada a viagem, o ciclista encontrou as primeiras dificuldades: apesar de estar com todos os equipamentos exigidos para o tipo de barco com o qual está viajando, a Guarda Costeira Americana exigiu que ele tivesse outros equipamentos de segurança, o que o obrigou a deter temporariamente sua viagem ate conseguir estes equipamentos, cujo custo ultrapassa 1.500 dólares.
Depois de uma campanha feita pelo jornalista do jornal Luso-Americano, da cidade de Newark, Orlando Orkessler, o ciclista pode cumprir, em parte, as exigências da Guarda Costeira Americana e deve continuar a viagem, saindo de Chesapeake City, no estado de Delawere.
De acordo com Zé do Pedal, como ainda faltam ser comprados alguns dos equipamentos, a Guarda Costeira exigiu que a viagem continue apenas usando os canais de navegação, existentes até a Flórida, onde tentará conseguir um pouco mais de apoio para comprar o restante dos equipamentos.
Adaptações – A viagem, a partir de agora, estará sendo feita pelos canais de navegação (intercostal) e depois, a partir do México, pelo litoral. Durante a noite, o ciclista dormirá em barraca de camping armada nas praias.
O barco que está sendo utilizado na viagem, um modelo GlasSkipper, foi doado pela empresa americana Prophish da cidade de Woods Cross, no estado de Utah (www.prophish.com). Seus flutuadores estão feitos de fibra de vidro e o seu interior traz uma armação de alumínio naval, recheado de esponja de poliuretana. Mede 4,50 de comprimento por 2,10 de largura e tem um peso total de 70 kg, suportando 286 kg de carga.
A velocidade de cruzeiro do barco é de 10 km por hora, permitindo um deslocamento limpo e não poluente para que possa ser usado de forma ecologicamente correta. O barco também tem um teto de lona, para proteger ao ciclista das intempéries.
As primeiras fotos da viagem podem ser vistas no site http://www.aldeiadigital.net/coberturas/viajantesolitario/page_02.php.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: abril 5, 2004