Prova será realizada na cidade de Santos. (foto: Divulgação/ Ivan Storti)
A quinta edição da Volta à Ilha de Santo Amaro, válida como primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Canoas Havaianas, irá impor um grande desafio a seus competidores. A prova será a maior competição desta modalidade no mundo, no que se refere à distância percorrida – o percurso estabelecido contará com 75 quilômetros em mar e rio. Os atletas enfrentarão um trecho de mar, costeando a Cidade de Guarujá. Depois, remam pelo Canal de Bertioga e parte do Porto de Santos.
Esperamos uma disputa em alto nível com as principais equipes. Meu sonho é transformar esse trajeto numa competição internacional. Temos todos os ingredientes para agradar a todos, afirmou Fábio Paiva, um dos precursores da canoa havaiana no Brasil. A prova terá limite de 16 equipes, de seis a nove atletas, e cada canoa terá de contar com uma lancha de apoio.
A competição está marcada para 21 de abril, na cidade de Santos, no litoral sul do estado de São Paulo. Um dia antes, os organizadores irão promover, a partir das 19h30, o briefing, no Clube Internacional de Regatas, localizado na orla da praia, no bairro da Ponta da Praia.
A expectativa é de que a estréia do Brasileiro de Canoas Havaianas tenha recorde de atletas e equipes, devido ao fato de ela se tornar a mais longa já disputada. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.canobrasil.com.br. Até o dia 30/3, há desconto na taxa de inscrição.
Depois da Volta à Ilha de Santo Amaro, o Circuito terá etapas em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, e Florianópolis, em Santa Catarina. No Havaí, as provas reúnem mais de 300 canoas. Com a nossa costa, temos tudo para crescer muito. Sinto uma grande emoção na realização de um sonho que, para muitos, seria loucura, afirma Paiva. A modalidade começou no Brasil apenas em 2001.
Solidariedade – Cada atleta inscrito terá de doar uma lata de leite em pó – de preferência NAN 1 ou NAN 2 – ou pacote de fraudas. Tudo arrecadado será doado à Casa da Vó Benedita, também de Santos, durante a festa de encerramento e premiação, no salão de festas do clube, às 21 horas.
A Casa da Vó Benedita é uma entidade que abriga crianças recém-nascidas, abandonadas pelas mães, por rejeição ou por outras causas, como uso de drogas e doenças. O trabalho voluntário feito pelos membros do abrigo chamou a atenção dos responsáveis pelo Brasileiro de Canoagem. O e-mail de contato é casavobenedita@terra.com.br.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: março 20, 2007