Webventure

Brasileiro de canoagem oceânica agita Angra dos Reis

Canoístas de vários estados mostraram habilidade e enfrentaram o mar no Campeonato “Brasil 500 Anos” de Canoagem Oceânica, realizado neste fim de semana em Angra dos Reis, Rio de Janeiro.

Já no primeiro dia, José Marcos Mendes Filho e Ubirajara Amaral, ambos de Cubatão, venceram as duas etapas do duplo masculino. Os dois levaram o bronze na Volta da Ilha da Madeira, em Portugal no ano passado. Apostando tudo no barco individual, ele conseguiu chegar em primeiro lugar na primeira etapa disputada, com 12km. Na Segunda prova, porém, passou mal e acabou completando em na quinta colocação o trajeto de 18km.

SurpresasCom a participação de 111 atletas e 93 barcos, dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Mato Grosso e Pará , o evento reservou algumas surpresas como a atuação de Pedro Sena, o Bahia.

Apostando tudo no barco individual, ele conseguiu chegar em primeiro lugar na primeira etapa disputada, com 12km. Na Segunda prova, porém, passou mal e acabou completando na quinta colocação o trajeto de 18km. O vencedor dessa 2ª etapa no individual masculino foi Marcelo Martins, de Santos.

O destaque da prova de duplas mistas foi Thaís dos Reis e Paulo Moté, de Angra dos Reis. Thaís foi campeã do individual feminino em 99, e também competiu em Portugal, trazendo na bagagem a terceira medalha de bronze para o Brasil, o que rendeu à equipe brasileira o 2º lugar no geral, só perdendo para os portugueses.

MudançasO diferencial desse ano são nas mudanças no trajeto. Os barcos individuais foram separados dos duplos, ou seja, todos largam juntos mas seguem trajetos diferentes.

O motivo da mudança foi o fato de que, em outras competições, os barcos individuais acabavam favorecidos pelo vácuo dos duplos, o que não exigia um esforço e aptidão real desses competidores.

Este Campeonato Brasileiro está valendo como classificatória para a 9ª Volta da Ilha da Madeira, em Portugal, de 29 de agosto a 03 de setembro. Serão selecionados um barco duplo misto, um barco duplo masculino e dois individuais masculinos.

Este texto foi escrito por: Webventure