Direto de Curitiba (PR) – A disputa entre os caminhões foi um capítulo a parte na etapa de Curitiba do Campeonato Brasileiro de Rali Cross-country. Guido Salvini/ Weidner Moreira/ Fernando Chwaigert abriram a prova empatados em primeiro lugar com Amable Barrasa/ Edu Sachs/ Rafael Bettoni (Autoliner). A corrida valia a liderança isolada da competição na categoria Caminhões.
No entanto, logo nos primeiros 10 quilômetros, a equipe Salvini decidiu abandonar a primeira especial, pois o trecho estava extremamente perigoso. Era uma descida muito íngreme, com curva descompensada à esquerda e do outro lado, precipício. Nosso caminhão é muito pesado, são mais de 6 toneladas; seria muito complicado conduzi-lo por ali. Mesmo parado, o Mercedes Atego patinava, estava praticamente sem comando. Por este motivo, resolvemos não arriscar e voltar, explicou o navegador Moreira.
Mas a chuva apertou e o trio demorou cerca de uma hora para sair da especial, tempo que ultrapassou o limite para que eles largassem para a segunda bateria. De acordo com o regulamento, a não largada de uma especial implica em desclassificação, lamentou o piloto Salvini.
Caminho livre – Com o seu principal corrente fora do caminho, a Autoliner seguiu rumo a vitória e está 17 pontos a frente na classificação geral. Como uma desclassificação não pode ser descartada ao final do campeonato, o título está praticamente certo nas mãos de Barrasa.
Foi uma pena que choveu, pois o tempo ruim atrapalhou o certame que poderia ter sido bastante rápido. Certamente haveria uma aliança entre o reflexo do navegador e a habilidade do piloto, que implicaria num rali muito dinâmico, calculou o piloto, completando que cautela era o item necessário para não comprometer a corrida. Estamos contentes em assumir a liderança, mas correr sozinho não tem graça. Realmente, o percurso estava bem perigoso para um caminhão com o porte do veículo do Salvini, encerrou Barrasa. A Autoliner contabiliza 54 pontos no campeonato, enquanto a Salvini Racing soma os mesmos 37 pontos.
Este texto foi escrito por: Fernanda Dalpra, especial para o Webventure