Prova será de 7 a 9 de junho (foto: Daniel Costa/ www.webventure.com.br)
O III Rally das Geraes, segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-country, promete agitar Minas Gerais entre os dias 7 e 9 de junho. A prova terá quase 1000 quilômetros, sendo 300 de especiais. Essa prova vai ser um acerto para os pilotos que irão ao Rally dos Sertões, comenta Luiz Fernando Caetano Machado, diretor da prova.
A meta da organização é baixar o custo das equipes, fazendo os deslocamentos dos apoios praticamente só em asfalto. Quero fazer um rali de uma forma diferente, com baixo custo. Meu objetivo é ser uma prova ao estilo dos Sertões, comenta Luiz. Os pilotos terão pela frente diversos tipos de terreno, com pistas travadas, técnicas e muitos estradões. Não haverá muita quebradeira. Será uma prova de cross-country com técnica, beleza e baixo custo, complementa.
Segundo ele, a prova de Minas será um rali em laço, no modelo do Rally de Dubai (etapa do Campeonato Mundial de Cross-country). Com isso, os pilotos percorrerão duas vezes o mesmo trajeto. É bom, pois se ele errar uma curva da primeira vez, vai poder corrigir na próxima volta. Além disso, ele poderá acertar melhor o carro e os pneus, comenta Luiz.
A base da prova será em Belo Horizonte, de onde a caravana sai em direção a Conceição, passando por Congonhas do Norte e Itabira. O apoio que as Prefeituras de Itabira e Congonhas do Norte tem dado à prova tem sido muito bons. Nunca vi algo como isso, destaca Luiz.
Deslocamentos em asfalto – Acidentes são maiores nos deslocamento pela terra, afirma Luiz, que é médico e já fez parte da equipe de resgates do Rally dos Sertões. Os apoios praticamente não terão que andar pela terra. Isso aumenta a segurança da prova e diminui os custos para as equipes.
As inscrições estão abertas através do site: www.rallyeclube.com.br. Gostaríamos de ter o maior número de pilotos, mas esperamos de 25 a 30 carros, incluindo os pilotos do cross-country mineiro. Seria muito bom se os paulistas experimentassem esta prova de dois dias, bem aos moldes do Rally dos Sertões, finaliza Luiz.
Este texto foi escrito por: Thiago Padovanni