Webventure

Brasileiro de Escalada tem festa em família


Ana Luísa Mieko Thaís e Goro. (foto: Jorge Nicola/Webventure)

Uma família guardará com muitas alegrias a memória da segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva, realizado neste fim de semana (13 e 14/12), em São Paulo. Nele, o casal Goro e Mieko Shiraiwa viu as filhas Ana Luísa Makino e Thaís Makino fazerem “barba e cabelo” no ginásio da Casa de Pedra da Granja Viana.

A caçula Thaís, de 15 anos, venceu a prova com uma linda apresentação na via final, com graduação 8C, e ficou com o vice-campeonato. Já a mais velha, Ana Luísa, de 20 anos, foi terceira colocada na etapa e faturou pelo segundo ano consecutivo o título de campeã brasileira. “Nem se eu tivesse planejado antes pensaria em algo tão bom”, diz o pai, Goro, orgulhoso.

Além da cumplicidade nos momentos que antecedem a competição e durante a escalada, quando uma grita incentivando a outra, as irmãs contam com o apoio incondicional de Goro e Mieko. “A gente deve muito desse resultado a eles, que nunca deixaram de nos incentivar”, reconhece Thaís Makino.

As garotas começaram a pegar nas primeiras agarras por insistência de Goro. “Sempre gostei muito de esporte e queria que elas vivessem essa paixão pela prática do esporte”, conta. “Sou escalador há um bom tempo, mas a cada dia que passa elas se tornam melhores que eu”, acrescenta, sem constrangimento.

A mãe Mieko, mais tímida, prefere evitar as palavras e transmite sua força através do pensamento. Mas diante de tanta alegria com os resultados da segunda etapa, ela, as filhas e o marido se abraçaram e choraram. “Estamos muito, muito contentes”, finaliza Ana Luísa.

Quase – A família esteve representada também no Master Masculino, com a participação de Anderson Gouveia. Esposo de Ana Luísa, ele chegou próximo de completar a via final, mas acabou perdendo o equilíbrio e finalizou a etapa na terceira colocação.

“No final das contas, acabei como vice-campeão. Mas a emoção de ver a Ana no topo do pódio já me satisfez”, afirma Anderson.

Este texto foi escrito por: Jorge Nicola