Paulistas venceram a prova (foto: Ricardo Dubeux)
Direto de Porto Alegre (RS) – Eles terminaram ambos com 18 pontos perdidos, mas o Roberto de Jesus e Silvia Schimidt conquistaram 4 primeiros lugares contra 2 primeiros lugares de Bernardo Arndt e Bruno dos Santos.
Os paulistas Roberto de Jesus e Silvia Schimidt mereceram, pois há anos perseguem esse titulo, foram vários vice-campeonatos nestes últimos anos, mas agora em 2005 eles foram os grandes campeões! No ultimo dia do XXIX Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 16, a dupla da Ilha de Bela, São Paulo, mostrou que o passado de batalha foi coroado com êxito.
Nada como conquistar um título depois de varias vezes ter ficado em segundo lugar, Roberto de Jesus e Silvia Schimidt sabem bem disso, já que hoje, em Porto Alegre, conquistaram seu primeiro titulo de Campeões Brasileiros da Classe Hobie Cat 16.
Última chance – Agora eles garantiram o lugar mais alto do pódio depois de chegar em primeiro lugar na única regata do dia que estava programada. Era a última chance e eles não deixaram escapar, souberam entrar na regata de maneira conservadora, não arriscaram muito e com uma vontade de ganhar impressionante. A atual dupla campeã brasileira resolveu continuar velejando da forma que havia iniciado o campeonato, seguindo todas as táticas pessoais que fizeram deles uns dos melhores velejadores da classe nesses 10 anos.
Foi a vitória de quem sabe fazer e não precisa provar nada para ninguém, muitos tentaram dar orientações na praia, por telefone, pela internet, mas eles não deram a mínima para os conselhos. Concentraram-se no que mais sabem fazer: velejar. “O grande velejador, apaixonado pelo Hobie Cat, é aquele que vem para o campeonato senta na borda do barco vai curtindo a festa, vencendo todos os obstáculos, todas as dificuldades e as vezes os seus próprios limites, e o que é mais importante gostar do que faz e faz por prazer” afirmou Roberto.
Se não bastasse toda essa doutrina e estilo de vida, que bem retrata o verdadeiro espírito Hobie Cat de viver, ele hoje foi perfeito, velejou bonito montou a primeira bóia em segundo lugar e já na segunda perna de contravento assumia a ponta, e foi assim até a linha final. Das dez regatas disputadas no XXIX Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 16, Roberto e Silvia ganharam quatro. Os melhores velejadores do Brasil agora possuem um titulo que poucos conquistam após uma competição: Foram campeões da humildade, da simplicidade e da verdadeira paixão pelo esporte a vela.
“Desde o começo do ano tento colocar este campeonato como meu principal objetivo. Mas os meus compromissos profissionais com a secretaria de esportes de Ilhabela vem me impedindo de realizar um trabalho mais dedicado, mas tenho consciência de que fiz bastante pelo hobie cat brasileiro, e continuarei fazendo. Foi fantástica a atitude de trazer este campeonato para o Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre, esse Brascat vai ficar para a história e deixar um legado importante para a vela no estado. A organização, em nome do Mario Dubeux, está de parabéns, porque um campeonato como esse envolve uma estrutura gigantesca”, comemora Roberto.
Os gaúchos Mario Roberto Dubeux/ Letícia Loeff ficaram com o segundo lugar na ultima e decisiva regata do campeonato, enquanto os catarinenses Ricardo Halla garantiu a terceira posição. “Este foi o campeonato mais importante da minha vida. Os adversários eram muito fortes e difíceis de superar. Tive que dividir a função de organizador e velejador e so consegui entrar melhor na regatas no final do campeonato quando estava mais relaxado e ai conquistamos dois segundos lugares nas duas ultimas regatas. As condições climáticas de Porto Alegre são perfeitas, eu amo velejar aqui e acho que isso me ajudou muito”, diz Mario Dubeux.
Igualmente feliz, Bernardo Arndt e Bruno Oliveira , dizem que não estão surpresos com seus resultados. “Meu desempenho nesse campeonato foi muito bom. Não estou surpreso com o resultado final, ate porque, fomos iguais, eu e o Roberto, estava muito confiante e tranqüilo. Apesar de ser o último dia, não me senti pressionado, só não foi um dia muito bom. Estou muito feliz pelo Roberto e a Silvia, pois eles merecem o titulo e por serem velejadores de Ilhabela, como eu. Depois deste campeonato, pretendo disputar outros campeonatos visando o Pan Americano da Classe, já que estou na Equipe Oficial do Brasil, explica o atleta.
Nordeste – Luis Guilherme Crispim e Ronaldo Barroca (PB) foram os grandes representantes nordestinos no podium final com o terceiro lugar geral. Os catarinenses Ricardo Halla e Ricardo Moura ficaram em quarto lugar, com 40 pontos perdidos. “Esse resultado me pegou de surpresa. Achei que fosse ficar em 6º, então o objetivo está mais do que cumprido. E agora é só comemorar”.
Da categoria Master , os vencedores foram os cariocas Carlos Afonso Sodre e Thais Jacobus com 72 pontos perdidos, seguidos pelos capixabas Luiz Gonzaga Machado/ Alex Liberato (103 pp) e pelos gaúchos Caludio Mika e Jorge Gaspar (113pp), segundo e terceiros lugares respectivamente. No Gran Máster os melhores colocados foram Arthur Carpes e Paulo Barbosa (RS) e na categoria Estreante os grandes campeões Brasileiros de 2005 foram os gaúchos Gustavo Lis e Katie Niedermeier, com 83 pontos perdidos.
Durante sete dias Porto Alegre foi cenário do XXIX Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 16, que reuniu os 52 melhores atletas do Brasil representando nove estados. Ao todo, foram dez regatas de todos os níveis de vento, onde tivemos variações na direção, localização de raia. Foram condições das mais diversas, o que transformou o campeonato no maior teste de qualidade técnica, tática, fica, enfim aqui tivemos condições de medir de fato quem eram os melhores em tudo.
A capital gaúcha foi a cidade escolhida há um ano atrás para receber este campeonato, e sua escolha para sediar o Brasileiro da Classe Hobie Cat 16 levou em conta as excelentes condições técnicas naturais e infra-estrutura da cidade e do Clube dos Jangadeiros, aspectos bastante elogiados pelos velejadores participantes.
Classificação final Geral do XXIX Campeonato Brasileiro de HC 16
Campeão – ROBERTO DE JESUS E SILVIA VON SCHMIDT(SP ) – 18,00
Vice-Campeao – BERNARDO ARNDT E BRUNO DE OLIVEIRA (SP) -18,00
3 Lugar – LUIS GUILHERME CRISPIM E RONALDO BARROCA(PB)24,00
4 Lugar – RICARDO HALLA E RICARDO DE MOURA(SC)- -40,00
5 Lugar – CLAUDIO TEIXEIRA E CLAUDIA TEIXEIRA(SP)- 43,00
6 Lugar – ANDRE MONTENEGRO E ALLAN ALVES (PB)- 45,00
7 Lugar – BRUNO DI BERNARDI E BRUNO MAGALHAES(SC)-68,00
8 Lugar – CARLOS AFONSO SODRE E THAIS JACOBUS(RJ)-72,00
9 Lugar – NILTON DE JESUS E JOSE MONTEIRO (RS)-77,00
10 Lugar – MARIO ROBERTO DUBEUX E LETICIA LOEFF(RS)-78,00
Este texto foi escrito por: Ricardo Dubeux, especial para o Webventure