Atleta em etapa antiga do Volkswagen Kite Tour (foto: Arquivo)
A 3ª etapa do Volkswagen Kite Tour, que vale como campeonato brasileiro, começou nesta quinta (6) no Costão do Santinho, em Florianópolis (SC), reunindo mais de 40 inscritos. É a primeira vez que realizamos uma etapa dedicada apenas à categoria waves. E, por ser um local escolhido a dedo, com condições perfeitas, esperamos um verdadeiro show dentro dágua, explica Américo Pinheiro, presidente da Associação Brasileira do Kitesurf (ABK).
O veterano das ondas Marcelo Cunha foi um dos competidores que garantiu vaga hoje para a próxima etapa da competição. Outro veterano, Maurício Pedreira, terceiro colocado em etapa do circuito mundial KSP nas Ilhas Maurício, também garantiu vaga para a próxima rodada, junto com Ian Glaza, Fillipe Bacellar, Luiz Gonzaga da Silva, Gabriel Aquiles e Eduardo Carrad.
As condições aqui no Santinho não são muito fáceis. É preciso usar bastante a pipa e escolher as ondas certas. Espero que a experiência me ajude, disse Marcelo Cunha. Os atletas Bruno Bordovsky (líder do ranking parcial, leia aqui), Pedro Henrique (campeão mundial pró junior de surfe profissional em 2010), mais Fillipe Ferreira, Fábio Nunes, Robertinho Vieira e Bruno Pitanga ainda aguardam para entrar na água.
No feminino. Entre as kitesurfistas, que não entraram na água hoje, Milla Ferreira é a favorita ao título. Caso ela vença em Floripa, conquistará o título brasileiro por antecipação. Carol Freitas é a segunda no ranking, seguida de Nayara Licarião, Maria Angélica Monteiro, Samy Marins e Luana Saunier.
Depois de Florianópolis, a próxima etapa do campeonato será em Vitória (ES), com as categorias freestyle e regata, de 17 a 20 de novembro. E, em dezembro (15 a 19), os competidores das três modalidades voltam a se reunir para a grande final, no Rio de Janeiro.
Este texto foi escrito por: Da Redação