Apnéia estática em piscina uma das modalidades do Brasileiro (foto: AIDA Brasil)
Pela primeira vez o Brasil terá seu campeonato de mergulho livre. Organizada pela AIDA Brasil (Associação Nacional para o Desenvolvimento da Apnéia), a disputa acontece em dezembro, em dias e locais diferentes, de acordo com a modalidade: lastro constante será no dia 8, na Pedreira Salto de Pirapora; apnéia, no dia 9, Trujillo Aquatic Center. Ambos os pontos estão na região de Sorocaba, a 90 km de São Paulo.
A soma dos pontos obtidos pelos atletas nas duas modalidades é que determina os melhores colocados no geral. A prova de apnéia estática é realizada em piscinas que não precisam obedecer a padrões de medidas ou profundidade, já que os atletas realizam suas performances flutuando na água, com as vias respiratórias imersas. O objetivo é permanecer o maior tempo possível submerso, aproximando ou superando o tempo previamente anunciado pelo atleta.
Em caso de apagamento ou ´samba´ por baixa oxigenação, o competidor será desclassificado. A cada três segundos de imersão, ele ganha meio ponto.
O lastro – A prova de Lastro Constante é realizada no mar ou lago e, para esta competição, a profundidade não estará limitada. Desta forma os atletas poderão anunciar seus objetivos sem restrições. O objetivo é atingir a maior profundidade possível, previamente anunciada pelo atleta, apenas utilizando força motora / nadadeiras e sem tracionar no cabo-guia.
Para atestar a profundidade atingida, o atleta deverá trazer à superfície uma plaquete com seu nome e ainda usará um profundímetro de pulso. Em caso de apagamento ou ´samba´ por baixa oxigenação, ele será desclassificado. No mar, a pontuação é um ponto a cada metro. Em lago, 1,16 pontos/metro.
Inscrições abertas – Podem competir no Brasileiro homens e mulheres maiores de 18 anos, com expêriencia em mergulho livre. Para fazer sua pré-inscrição, basta enviar um e-mail para aidabr@netlan.com.br com as seguintes informações: modalidade que mais gosta, nome, sobrenome, data de nascimento, RG, endereço, cidade, estado, telefone, e-mail, marcas de apnéia estática (tempo) e lastro constante (profundidade). Os candidatos serão analisados pela AIDA Brasil. Mais informações no site www.aidabrasil.com.br
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: novembro 7, 2001