Prova acontecerá no Centro Azul do Vento. (foto: Divulgação)
O Centro Azul do Vento de Pára-quedismo receberá entre os dias 9 e 12 de outubro o primeiro Campeonato Brasileiro de Pouso de Alta Performance. Localizado na cidade de Campinas (SP), o Centro Azul montou um lago artificial de 60 metros de comprimento por 10 metros de largura para receber a competição.
Nele haverá uma lona impermeabilizante com 1.000 metros quadrados e 600 mil litros de água – o objetivo da água é amortecer o impacto da alta velocidade atingida pelos competidores durante o salto.
Já confirmaram presença na estréia do Brasileiro da modalidade Gui Pádua, Fábio Brandt e Luis Cani, que estava nos Estados Unidos e irá a Campinas especialmente para participar da prova. A organização só aceitará a inscrição de pára-quedistas com no mínimo mil saltos.
E durante o evento, todos terão de utilizar pára-quedas pequenos, projetados especialmente para este tipo de prova.
A modalidade – O Pouso de Alta Performance, também conhecido como swoop, é novo no Brasil e tido como uma das modalidades mais radicais do pára-quedismo. Nele, os praticantes saltam de um avião em baixa altitude e mergulham em direção ao solo, para passar horizontalmente em alta velocidade por um corredor formado por bandeiras.
Ganha quem voar mais baixo, mais rápido e mais longe. Hoje é comum atingir velocidades superiores a 110km/h.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: outubro 6, 2004