Pomerode tem cerca 25 mil habitantes (foto: Divulgação)
Entre os próximos dias 11 e 12, será dada a largada para o Brasileiro de Rali de Velocidade 2008, na cidade de Pomerode, em Santa Catarina. A competição terá aproximadamente 213 quilômetros, sendo 83,56 quilômetros de deslocamento e 109,20 quilômetros de trechos cronometrados, divididos em quatro especiais.
Nós mudamos algumas coisas em relação ao último ano. Nada muito grande. Só para que o rali tenha uma situação diferenciada em relação à edição passada, e para que os pilotos que estão entrando agora tenham a chance de concorrer de igual para igual com os mais antigos, contou Jairo Albuquerque, presidente da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (Fauesc). O mapa das especiais do Rali de Pomerode será divulgado apenas na quinta-feira (10) que antecede o início do evento.
Após as especiais, que serão realizadas durante o sábado (12), haverá um Super Prime Promocional, que ocorrerá durante a noite. Essa disputa não valerá como parte da primeira etapa do Brasileiro de Velocidade, a qual será encerrada com o parque fechado final antes do início do Super Prime.
Um percurso conhecido – Pomerode é um rali bem travado, todo em região de serras, o que vai favorecer o nosso carro, já que ele é bem leve. A expectativa então é de um bom resultado, afirmou Ulysses Bertholdo, piloto da equipe Chevrolet na categoria N2 que, em 2007, ficou com o vice-campeonato a apenas um ponto dos campeões, na estréia do Celta.
A idéia de correr com o Celta no ano passado era a de desenvolver o carro para que nesse ano pudéssemos brigar pelo título. No entanto, acabamos ganhando três corridas na estréia do carro. Então a equipe está motivada para 2008, disse Ulysses. Melhoramos bastante coisa na parte de suspensão, e isso conta muito no rali. Então, acho que o carro está preparado para brigar pelo título, completou.
Nessa temporada, Ulysses irá pilotar ao lado de um novo navegador. Graças a uma estratégia de equipe, o experiente Sidinei Broering, que navegou em 2007 ao lado de Ulysses, irá trabalhar com o estreante Bernardo Koller, e Ulysses terá como companheiro um velho conhecido: Armando Miranda, ao lado do qual o piloto foi campeão brasileiro e sul-americano da categoria N4, em 2004.
A novidade da equipe Chevrolet para a temporada 2008 do Brasileiro de Rali de Velocidade é a contratação do piloto Bernardo Koller. Ele irá pilotar um Celta 1.4L ao lado do quatro vezes campeão nacional e duas vezes campeão sul-americano, Sidinei Broering. Esse é o meu primeiro ano na equipe oficial. Espero começar o campeonato bem cauteloso, evoluir no decorrer da disputa para, no final, poder brigar por vitórias, comentou Bernardo, que foi campeão da Copa Peugeot em 2003.
Achei muito bom que o Bernardo volte às pistas e principalmente em uma equipe de fábrica. Acho que poderei colaborar com ele, pois conheço bem a equipe e as reações do Celta”, afirmou Sidnei. A categoria da dupla, a N2, promete ser uma das mais disputadas do Brasileiro de Velocidade, uma vez que existem duas fábricas envolvidas: Chevrolet e Fiat.
Por isso, deverão acontecer brigas constantes pela liderança, o que irá aumentar ainda mais a emoção do campeonato. Em uma equipe oficial existe um peso a mais por cobranças de resultados. Mas tem-se uma segurança de estar em um bom carro, em uma boa equipe e com um bom navegador, comentou Bernardo.
Mais gente nova – Outro participante que estará com dupla nova nesse Brasileiro é o nove vezes campeão da categoria principal, Édio Füchter. Ele correrá ao lado do catarinense Gilvan Jablonski, atual campeão brasileiro na categoria A6 e da Copa Peugeot. Sempre tive vontade de estar em um N4 e agora vou poder realizar um sonho, ainda mais correndo com o Édio que é um dos melhores pilotos do Brasil, disse Gilvan
O carro é praticamente o mesmo da temporada passada e a única modificação será a do Gilvan como navegador. Vamos aproveitar ao máximo os treinos antes da prova para acertarmos o sincronismo e o tempo das referências, explicou Édio. De acordo com a programa da competição, os participantes terão a quinta e a sexta-feira para realizarem treinos pelo percurso onde acontecerá a disputa durante o sábado.
Em 2007, Édio não conseguiu completar a prova em Pomerode. Na minha avaliação, é uma etapa muito sinuosa. Nós já vamos abrir o campeonato com o rali mais difícil do ano. O piso é muito bom, mas muito difícil de navegar. Para o navegador novo já vai ser um desafio, afirmou o piloto.
Da mesma forma que alguns pilotos de ponta mudaram de dupla para essa edição do Brasileiro de Rali de Velocidade, outros mudaram de categoria. O fato aconteceu com o piloto Luis Tedesco que, em 2007, correu a bordo de um Palio 1.6, 16 válvulas, na categoria A6, e neste ano irá guiar um Palio 1.8 R, concorrendo entre os membros da nova categoria do campeonato, a N3 (para carros até 2.0 originais).
A mudança de categoria foi em razão de uma tendência mundial que é de o grupo A acabar. Na Argentina, no Chile e no Uruguai, ela já não existe mais. A gente até poderia andar com o grupo A neste ano, mas resolvemos antecipar essa mudança, aderindo à tendência mundial para baratear os custos das equipes no campeonato, explicou Tedesco.
Além da nova categoria, o piloto terá também um novo navegador: Raphael Furtado. A gente espera fazer um bom trabalho e aprender muito nesse primeiro rali para ver o que precisa mudar para as próximas etapas, disse Tedesco, que fechou a parceria com o novo navegador na última sexta-feira (4).
Mais um destaque – Outro piloto que merece atenção durante a temporada de 2008, é Fábio Dall’Agnol que mais uma vez correrá ao lado do navegador Marcelo Dalmut. Eu espero fazer o mesmo trabalho que fizemos no ano passado, conseguindo algumas vitórias e ir buscar o título no final do ano, afirmou Fábio.
A dupla realizou alguns treinos para adequar e melhorar o veículo. A prova será difícil. Pomerode tem especiais complicadas, muito técnicas. Mas eu e o Marcelo estamos concetrados para resalizarmos uma boa prova, comentou o piloto.
A cidade de Pomerode tem cerca de 25 mil habitantes, e é conhecida como a cidade mais alemã do país. Será o quarto ano consecutivo que ela receberá uma etapa do Barsileiro de Rali de Velocidade. “Existe uma cultura de identificação da população local com o rali. Há uma grande mobilização da população e do policiamento local para a realização do evento”, contou Jairo Albuquerque, presidente da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (Fauesc).
Este texto foi escrito por: Marcelo Iglesias