Klever Kolberg na largada do Baja das Neves em 2001. (foto: Divulgação Copa Baja)
O Campeonato Brasileiro de rali terá seqüência nos próximos dias 22 e 23 de junho com o Baja das Neves. Vai ser o primeiro desafio para as motos e os quadriciclos: a categoria foi proibida de existir na primeira etapa do nacional, o Rally Terra-Brasil, realizada no início do mês. Também haverá a disputa com carros e caminhões. Para todos será o último desafio antes do Rally dos Sertões, em julho/agosto.
O Baja das Neves acontece na cidade de São Joaquim, na serra catarinense. A prova já se tornou tradicional entre os ralis cross-country e vale também pela segunda etapa da Copa Baja. A dúvida é se o frio, que sempre foi marca-registrada do evento, vai estar presente mesmo num dos outonos mais quentes da história. A previsão é de chuva.
O certo é que os participantes enfrentarão sobretudo trechos de montanha. A competição será realizada somente no domingo, dia 23: serão 300 km divididos em trechos cronometrados (especiais) com aproximadamente 70 km cada, entre São Joaquim e Bom Jardim e de Urubici a São Joaquim. A largada vai ser dada às 8 horas.
Na véspera da prova estão programadas a vistoria, o prólogo (às 14, para definir a ordem de largada para o dia seguinte), a largada promocional (18h) e o último briefing (20h).
Início de temporada – Os pilotos de moto estão ansiosos para inciar a temporada. No Baja das Neves estarão os principais nomes da categoria, como Juca Bala – atual campeão brasileiro e estreando no time da CDI -, Tiago Fantozzi – campeão do Rally dos Sertões 2001 – e Jean Azevedo, retornando à equipe Petrobras Lubrax.
Para os carros, em termos das superequipes, será mais uma chance de mostrar rendimento e resultados das novas máquinas. A Troller está embalada pela vitória de Reinaldo Varela e Edgar Fabre no Terra Brasil. A Chevrolet ainda não deve entregar o novo carro ainda á dupla Édio Füchter/Milton Pereira: a S10 continuará sendo testada por Riamburgo Ximenes/Rogério Almeida.
Já a Mitsubishi, que não acertou no Terra Brasil a Evolution a gasolina, será a hora de mostrar o verdadeiro potencial do novo carro nas mãos de Guilherme Spinelli (piloto que faz dupla com Andrey Valério) e de Ulysses Bertholdo (dupla de Alberto Zoffman). E de contar com um bom resultado de Klever Kolberg/Lourival Roldan, que ficaram em 33º lugar no Terra Brasil.
Sem falar na expectativa de que tornem a apresentar um bom rendimento a “duplas-revelações” que surgiram nessa última prova: Fernando Moretti/Marcelo Vivolo, vice-campeões do Terra Brasil; Anderson Guimarães/Fabiano Matos, quinto colocados; Ulysses Marinzeck/ Walace Schimidt, sétimos.
Briefing – Pilotos, navegadores e organização vão se encontrar na próxima terça-feira (18/06), em São Paulo, para o primeiro briefing da prova. A reunião será às 20h, no anfiteatro da Escola COC-Morumbi (rua George Eastmann, 280, Real Parque – prédio da academia Reebook).
Este texto foi escrito por: Webventure