Webventure

Brasileiro de rali será decidido em Joinville

Beleza, velocidade e emoção. O Rally de Santa Catarina será realizado em Joinville no próximo final de semana, é considerado como o mais belo do calendário e marca a decisão do Brasileiro de rali 2000.

A prova contará com duas etapas – 11ª e 12ª – as duas últimas do campeonato. No sábado, serão disputadas 5 especiais (trechos cronometrados), num total de 166 km, sendo 80km contra o relógio. No domingo, o mesmo percurso será repetido.

Pela característica dos trechos, com piso bom, predominando cascalho e terra branca mais perto do mar, a prova de Joinville deve ser uma das mais rápidas da temporada. O rali contará com dois parques de
assistência mecânica, sendo um deles num Ferry Boat, durante travessia
do Rio São Francisco do Sul, antes da largada da 5ª e última especial do dia. Além das disputas na pista, o plano logístico e estratégico das equipes será fundamental para determinar o vencedor do rali.

Favoritos – O favoritismo é da dupla Ulysses Bertholdo e Nilo de Paula (Mitsubishi Lancer), que lidera com 130 pontos. Dois quartos lugares garantem o título à dupla. Tino Vianna e Edu Paula (Subaru Impreza), ocupam a segunda posição, com 110; seguida de perto por Paulo Lemos/Sergio Lima (Seat Ibiza), com 109. No total, 40 pontos estarão em jogo e a disputa promete ser das mais acirradas.

Tanto Ulysses como Vianna correm na categoria N4, com os potentes
motores turbo, acima de 2.000cc, tração 4×4. Já o Seat Ibiza de Lemos
está enquadrado na categoria A7, carros preparados, de 1600 a 2000 cc, tração 4×2. “Estamos correndo por fora, mas como em corrida tudo pode acontecer … Vamos acreditando num bom resultado. Nossos carros
chegaram do Uruguai, onde vencemos a última etapa do Sul-Americano, na quarta-feira” afirma Lemos.

No ano passado, primeira vez que Joinville recebeu uma etapa do
Brasileiro de Rali, a dupla Lemos/Lima venceu uma das duas etapas realizadas e foi o mais rápido em 4 das 5 especiais disputadas, com média de 110 km/h. Mas, em 99, a competição não contou com a participação de nenhum carro N4. Portanto, a expectativa é que a média de velocidade este ano aumente bastante.

Confira como está a classificação do Brasileiro de rali após dez etapas.

Brasileiro de rali 2000

Classificação geral

1) Bertholdo/de Paula (Mitsubishi Lancer/N4), 130 pontos

2) Vianna/Paula (Subaru Impreza/N4), 110 pontos

3) Lemos/Lima (Seat Ibiza/A7), 109 pontos

4) Marcola/Tarcísio (Seat Ibiza/A7), 70

5) Fuchter/Gomes (Subaru Impreza/N4), 69

Este texto foi escrito por: Webventure