Édio Füchter busca recuperação em Resende (RJ). (foto: Cronospeed)
A cidade de Resende, no estado do Rio de Janeiro, recebe neste fim de semana (24 a 26/05) mais duas etapas do Campeonato Brasileiro de rali de velocidade (3ª e 4ª etapas). O II Rally de Resende, nome oficial do evento, terá cinco especiais, totalizando cerca de 110 km cronometrados e 40 km de deslocamentos. No domingo, os competidores irão repetir o mesmo traçado.
De acordo com o comissário desportivo da FAERJ (Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro), Fernando Leal, os trechos são de alta velocidade e os carros mais rápidos tranqüilamente mantêm uma média de 130 km/h.
Na categoria N4 os líderes são Guilherme Spinelli/Andrey Valério (Mitsubishi). Eles têm 35 pontos contra 28 de Ulysses Bertholdo e Alberto Zoffman, os atuais campeões brasileiros. Para Spinelli, a receita para se conseguir fazer boas corridas é “fazer um bom levantamento do percurso para ver onde poderemos ser mais rápidos e tentar evitar erros. O que fazemos antes é um pré-rali”, explica.
Ele conhece bem o terreno: “a etapa de Resende será difícil e bastante rápida, pois no primeiro trecho andamos velozes o tempo todo e as curvas são de alta. Já nas outros dois, temos alternância entre trechos velozes e alguns um pouco travados. Esse rali será muito técnico e difícil.”
Depois de vencer a primeira etapa do brasileiro realizado em Santa Catarina e quebrar na segunda, quando liderava com certa folga, o piloto Édio Fuchter trabalhou muito no Subaru WRX para que nesta etapa tudo corra bem. Testamos uma nova caixa de transmissão, que permita trocas de marcha mais rápidas, mas ainda faltam alguns ajustes e decidimos andar com a caixa antiga. O que usaremos em Resende são os novos blocantes Pro-Drive, os mesmos usados pelos carros Subaru nas provas do Campeonato Mundial, que propiciam mais tração ao carro, salientou Édio.
Também na N4, a dupla catarinense Édio Füchter/João Gomes busca recuperar-se. Eles venceram a primeira etapa do campeonato e não terminaram a segunda. Para buscar resultados positivos eles contam com a experiência de ter corrido no circuito em 2001. Temos o levantamento pronto e com mais duas passadas nos trechos estaremos prontos para a largada, disse o navegador Gomes.
Gosto muito de andar em Resende, pois as estradas onde o rali passa são muito boas proporcionando boas médias de velocidade. Com certeza vai ser um rali muito disputado, onde vários pilotos tem chance de vencer, finalizou Édio.
A programação oficial do Rally do Rio de Janeiro começa na sexta-feira (24/05), com o shakedown no Parque de Exposições, a partir das 9 horas. A vistoria técnica será das 12 às 16 horas. Ás 19 horas será realizada a largada promocional, na avenida Beira Rio. No sábado, a largada da terceira etapa será as 9h30, no Parque de Exposições; mesmo horário de início para a quarta etapa, no domingo.
Veja como está o campeonato até agora.
Categoria N4
1) Guilherme Spinelli/Andrey Valério – Mitsubishi Evo VI – 35 pontos
2) Ulysses Bertholdo/Alberto Zoffmann – Mitsubishi Evo VII – 27
3) Paulo Vignoli/Nilo de Paula – Mitsubishi Evo V – 22
4) Édio Füchter/João Gomes – Subaru Impreza WRX – 20
5) Juliano Sartori/Rafael Sartori – Mitsubishi Evo V – Bitshop Racing Team – 14
6) Jayme Rossler/Aury Klein – Mitsubishi Evo V – Equipe Máquinas Sazi 12
7) Freddy Galiotto/Gilson Rocha – Subaru Impreza – 11
8) Tino Vianna/Edu Paula – Subaru Impreza – 8
9) Alexandre Horn/Marco Marini – Mitsubishi Evo VI – 4
Categoria N2
1) Glayson Bom Conselho/Gladston B. Conselho – Fiat Palio – 35
2) Roberto Theodoro/Aline Zini – Seat Ibiza – Equipe Máquinas Sazi – 27
3) Leandro Brustolin/Geferson Pavinatto – Mitsubishi Colt – CAR Racing Team- 20
4) Luiz Renato/Omar Schariff – Seat Ibiza – 14
5) Sérgio Schilling/Nani Waschburger – Gol – 12
6) Cláudio B. Conselho/Domingos Kamonga – Fiat Pálio – 10
Classificação geral
1) Guilherme Spinelli/Andrey Valério – 35 pontos
2) Ulysses Bertholdo/Alberto Zoffmann – 27
3) Paulo Vignoli/Nilo de Paula – 22
4) Édio Füchter/João Gomes – 20
5) Luís Tedesco/Sidinei Broering – 12
6) Juliano Sartori/Rafael Sartori – Bitshop Racing Team – 10
7) Sady Bordin/Sérgio Tarcísio – 8
8) Paulo Lemos/Sérgio Lima – 8
9) Freddy Galiotto/Gilson Rocha – 6
10) Rafael Tulio/Émerson Cavassin – 4
11) Émerson Soca/Alberto Blanco – 3
12) Alexandre Carneiro/Wellington Gearolla – 3
13) Tino Vianna/Edu Paula – 3
14) Jayme Rossler/Aury Klein – Equipe Máquinas Sazi – 1
Este texto foi escrito por: Webventure