Dunaujvaros (Hun) – O brasileiro Paul Gaiser, da equipe Petrobras Motonáutica F1, participa neste sábado dos treinos classificatórios para o GP da Hungria de F1 Powerboat, a categoria máxima da motonáutica. A prova de domingo (20/5), válida pela terceira etapa do campeonato mundial, é considerada uma das mais perigosas da competição. A corrida vai ao ar ao meio dia de domingo no canal local do Sportv.
“O circuito tem duas retas grandes, de 800m cada, que fazem o barco andar no limite. Poucos são os motores que suportam 45 minutos nessa pressão. Sem falar em um muro, construído logo em frente à primeira das duas bóias, que faz a marola bater e voltar de encontro aos barcos”, comenta Gaiser, que participa do campeonato ao lado de outros 25 pilotos.
Para minimizar os perigos desta parte húngara do rio Danúbio, Gaiser conta com os conselhos do alemão Michael Werner, pentacampeão mundial de F1 Powerboat e atualmente chefe da equipe Petrobras. Werner, ao lado do também pentacampeão mundial Guido Cappellini, foi o único a vencer o GP da Hungria mais de uma vez. Nos últimos sete anos, seis pilotos se revezaram no lugar mais alto do podium.
“Treinei com o Michael no campo de testes da Mercury, nosso fabricante de motor, na Bélgica e ele me ensinou como não me dar mal com as ondas: é só levantar o barco um pouco e deixá-lo ser levado pelo balanço das ondas”, contou Gaiser.
E o brasileiro tem motivos de sobra para estar otimista para o GP da Hungria: foi aqui que, no ano passado, Gaiser garantiu em definitivo sua superlicença conquistando ainda sua melhor posição na categoria: um sexto lugar.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: maio 18, 2001