Markolf Berchtold mostrou outra vez por que é o atual ‘rei do downhill’ no Brasil. Na abertura do Brasileiro, no último domingo, em Canela (RS), ele faturou a categoria Elite com 16 segundos de vantagem sobre o 2º colocado, o também catarinense Luiz Carlos Linhares Jr. Entre os demais que chegaram entre os 10 melhores na prova, a diferença não ultrapassou oito segundos.
Sulistas e cariocas dominaram a etapa. O melhor paulista foi Leandro Campovilla, nono colocado.
Mas Markolf terá companhia em pouco tempo. Vinícius Morandi (RJ), da Júnior, conseguiu o terceiro melhor tempo no geral, perdendo apenas para o campeão e para Luiz Carlos: 2min31s09. Em segundo, na Júnior, ficou o gaúcho Rafael Colombo.
A categoria feminina – rara no downhill brasileiro – acabou marcando presença com duas atletas. Luciana Rizzi, de Canoas (RS), levou a melhor sobre a catarinense Andréa Gaspar.
Esta é a primeira vez que o Brasileiro é disputado de forma unificada, com as provas de downhill e cross-country acontecendo simultaneamente. Em ambas as modalidades vale vaga para o Mundial em Sierra Nevada (Espanha), que acontecerá de 3 a 11 de junho. A próxima etapa está marcada para 15 e 16 deste mês, em São Sebastião da Grama (SP).
Este texto foi escrito por: Webventure