Foto: Pixabay

Brasileiro navega no Titicaca com hobbie-cat

Redação Webventure/ Expedições, Vela

Marcos Viana tornou-se nesta semana o primeiro brasileiro a velejar pelo lago Titicaca com o hobbie-cat 14, um barco tipo catamarã, de pequeno porte. O objetivo de Viana é contornar este que é o lago navegável mais alto do mundo, entre a Bolívia e o Peru. São 176 km de extensão, 70 km de largura, a mais de 3.800 metros de altitude.

Desde 18 de novembro, o brasileiro de 33 anos está em Puno, no Peru, conhecendo a cidade e verificando as condições de navegação por este lado do Titicaca. Recebeu a autorização para navegar apenas para as ilhas dos Uros, Amantani e Taquili. Por causa do porte do hobie cat 14, não foi autorizado a navegar além destes limites. Também aguarda melhores condições de tempo: na semana tem chovido e ventado muito no local. Todas as navegações serão feitas ainda pela manhã, pois é o período com menor intensidade de ventos.

Segundo Viana, no lado Peruano do Titicaca as leis são mais rigidas e existe um controle maior sobre as embarcações. O próximo desafio para a expedição será ancorar o barco em uma das ilhas flutuantes do Titicaca.

Metas – Na primeira semana de novembro, o brasileiro velejou pelo que chama de “trecho mais difícil” do lago, que são 40 km entre Copacabana (BOL) e Juli (PER), percorridos em quatro horas e meia. Em 30 dias de expedição ele pretende navegar cerca de 1.100 km.

Viana também visita de carro as regiões no entorno do lago, onde há ruínas e vestígios da cultura pré-colombiana, documentando para posteriormente divulgar em vídeo e fotos com o intuito de “incentivar” o ecoturismo no Titicaca como uma opção na América do Sul. Todos os passos da expedição estão no diário de bordo no site www.velejandotiticaca.hpg.com.br

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: novembro 21, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure