Fiadi e o trenó habitável (foto: Arquivo Pessoal)
O expedicionário brasileiro Julio Fiadi está nesse momento na Antártida, onde realiza testes com o primeiro trenó habitável a ser levado para o continente. A idéia surgiu como uma opção para transporte mais confortável na região gelada dos pólos.
A viagem começou em Punta Arenas, no Chile, de onde o trenó voou para o continente gelado a bordo de um avião russo. Fiadi e os brasileiros Zé Amoroso e Igor Alexandre embarcaram assim que as condições climáticas ajudaram.
Já na Antártida, em Patriot Hills, o brasileiro enviou um comunicado informando que o primeiro trenó rígido habitável a andar pelo platô antártico é brasileiro. Ingleses, americanos e até noruegueses ficaram surpresos com a ousadia e ineditismo da nossa proposta. Um pouco céticos no início, agora que me viram puxando nossa cápsula habitável sobre a neve, estão todos interessados no projeto, contou.
De acordo com o brasileiro, as condições climáticas estão dificultando os testes. Já tivemos aqui ventos de 50 nós com rajadas de 70. O trenó chega a balançar, mesmo comigo dentro, mas como um barco a vela, aproa ao vento quando ancorado, comentou. A temperatura local bateu os 15°C negativos, porém dentro do trenó está a 20°C positivos.
Há muito ainda a testar e a aperfeiçoar, mas já é inegável que é uma nova opção para quem quer se deslocar com um pouco mais de conforto pelas regiões polares, concluiu Fiadi.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure