Foto: Pixabay

Brasileiro vence etapa do Rally Paris-Dakar 2002

Redação Webventure/ Parceiros

Luiz Mingione fez o melhor tempo na categoria Super Production para motos até 250 cilindradas com uma Honda Tornado Rally; acidente com carro de assistência de Jean-Louis Schlesser mata motorista local.

Château de Lastours (França) – O piloto brasileiro Luiz Mingione, da Equipe BR Lubrax, venceu neste domingo a segunda etapa cronometrada do Rally Paris-Dakar na categoria Super Production para motos até 250 cilindradas, no trecho entre Narbonne (França) e Madri, na Espanha. A prova teve 35 quilômetros em plantações de uva de Château de Lastours, região famosa pela produção de bons vinhos franceses. A pista foi traçada entre morros com dezenas de curvas e chão coberto por muitas pedras e cascalho. Mingione, que está disputando pela primeira vez a maior e mais difícil competição off road do mundo, completou o trecho em 35m51s com uma Honda Tornado Rally 250.

Juca Bala, colega dele na mesma equipe, foi o brasileiro com a segunda melhor classificação, garantindo o quinto lugar na categoria Super Production até 400 cilindradas com uma Honda Falcon Rally 400. Ex-vereador na cidade de São Roque, interior de São Paulo, Juca está tentando o bicampeonato no Paris-Dakar (ele venceu a última edição da prova). O carioca Armando Pires, da Equipe Drakar, da Normandia, ficou em 12o na Super Production para motos com mais de 400 cilindradas ao guidão de uma KTM 660. Outro brasileiro, Luiz Azevedo, da Equipe CDI Competições, ficou em 10o na etapa deste domingo com uma Honda XR 400 na Super Production na mesma categoria de Juca. Já o companheiro de Azevedo, Marcelo Quelho, que também corre com uma Honda 400, ficou em vigésimo no grupo.

Nos carros, Klever Kolberg e o navegador francês Pascal Larroque, com um Mitsubishi Pajero Full da Equipe BR Lubrax, ficaram em 13o lugar na categoria Super Production para carros a diesel. André Azevedo, pilotando um caminhão Tatra ao lado dos navegadores Tomas Tomecek e Mira Martinec, garantiu o nono lugar na classificação geral da primeira etapa cronometrada para os grandalhões. No sábado, devido às más condições da pista, a organização cancelou a prova para esse tipo de veículo.

Na classificação geral deste domingo, o vencedor nas motos foi o francês Richard Sainct com uma KTM. Ele é bicampeão do Paris-Dakar, 99 e 2000, com BMW. Nos carros, o belga Gregorie de Mevius e o francês Alain Guehennec faturaram o primeiro lugar. Na categoria caminhões, os italianos Corrado Pattono e Guido Toni tiveram a melhor performance.

A Equipe BR Lubrax tem patrocínio da Petrobras, BR Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e Eletronet, e apoio das Concessionárias Honda, VAZ Sprockets Chains, Carwin Acessórios, Controlsat Monitoramento de Frotas Via Satélite (Grupo Schahin), Iveco, Minoica Global Logistics, Mitsubishi Brabus, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor, Dakar Promoções, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Vista Criações Gráficas e Webventure.

Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira

Last modified: dezembro 30, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure