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Brasileiros acham Etapa Maratona “fácil”, apesar do sono

Redação Webventure/ Parceiros

Trecho de 1.500 quilômetros foi dividido em duas fases e pilotos largaram durante a madrugada

Zouerat (Mauritânia) Não foi tão difícil como esperado. Assim o piloto brasileiro Klever Kolberg, da Equipe BR Lubrax, definiu a segunda fase da etapa “Maratona” do Rally Paris-Dakar, disputada entre Ouzazate e Tan-Tan, no Marrocos, e Zouerat, na Mauritânia, na quinta e sexta-feiras. O trecho teve cerca de 1.600 quilômetros, nos dois dias, com oito horas de intervalo para manutenção e descanso. “Na verdade o trajeto cronometrado parecia uma avenida com 370 quilômetros de extensão, em linha reta. O que realmente dificultou foi o sono. Eu larguei às 2h25 (0h25 horário de Brasília)”, comentou Kolberg. No total, incluindo o deslocamento, a prova ontem (sexta) teve 793 quilômetros.

A tal “avenida” no deserto chegou a assustar no início o estreante Luiz Mingione (Honda Tornado Rally 250). Ainda se acostumando com a paisagem do deserto africano, o paulista de 43 anos disse que sentiu “medo” ao olhar para os lados e não encontrar nenhum sinal de vida. “Na hora fiquei pensando o que poderia acontecer se eu ficasse lá perdido”, comentou na chegada ao acampamento do rally montado no aeroporto de Zouerat e cercado por soldados do exército armados com metralhadoras e fuzis. “Mas logo depois já havia me localizado nas referências marcadas na planilha (espécie da mapa) da organização”.

A tranqüilidade de Mingione não durou muito. Quilômetros à frente, ao cruzar um vilarejo, o brasileiro foi surpreendido por um bando que o ameaçou com pedaços de pau. “Parecia que eles queriam me acertar. Se tivessem conseguido, a situação ficaria complicada. Foi assustador”, narrou o brasileiro. Juca Bala, atual campeão do Paris-Dakar na categoria motos Super Production até 400 cilindradas com uma Honda Falcon Rally, teve mais sorte que o colega. “A etapa foi boa e consegui acelerar forte em alguns trechos. Os pilotos com motos mais potentes se deram melhor”.

André Azevedo e os checos Tomas Tomecek e Mira Martinec (Equipe BR Lubrax), com um caminhão Tatra, protagonizaram um dos mais belos duelos do dia contra o arqui-rival Karel Loprais. Durante 150 quilômetros os dois veículos disputaram cada metro nas areias do deserto pela segunda posição na classificação geral. “Em alguns momentos andávamos na frente; em outros, eles nos passavam”, contou André. No final, quem levou a melhor foi Loprais, seis vezes campeão da maior e mais difícil prova off road do mundo. A diferença foi de apenas 12 segundos. André ficou em terceiro na etapa do dia, mas manteve a segunda posição na classificação geral acumulada, atrás do russo Vladimir Tchaguine (Kamaz).

Resultados

CARROS (etapa Tan-Tan/Zouerat, segunda fase da “Maratona”, 793 km no total, sendo 370 cronometrados)

1) Kenjiro Shinozuka (Japão) / Thierry Delli Zotti (França) Mitsubishi Pajero Full – 2h34m43s

17) Klever Kolberg (Brasil) / Pascal Larroque (França) Mitsubishi Pajero Full – 3h11m19s

GERAL ACUMULADA

1) Hiroshi Masuoka (Japão) / Pascal Maimon (França) Mitsubishi Pajero Full – 10h41m20s

12) Klever Kolberg (Brasil) / Pascal Larroque (França) Mitsubishi Pajero Full – 13h06m35s

MOTOS (etapa Tan-Tan/Zouerat)

1) Fabrizio Meoni (Itália) KTM LC8 950 2h49m51s
48) Juca Bala (Brasil) Honda Falcon Rally 400 3h54m58s
66) Armando Pires (Brasil) KTM 660 4h12m56s
84) Luiz Mingione (Brasil) Honda Tornado Rally 250 4h37m58s
113) Luiz Azevedo (Brasil) Honda XR 400 5h24m46s

GERAL ACUMULADA

1) Fabrizio Meoni (Itália) KTM LC8 950 11h37m16s

50) Juca Bala (Brasil) Honda Falcon Rally 400 16h12m59s (3o na categoria Super Production até 400cc)

54) Armando Pires (Brasil) KTM 660 16h25m32s (13o na Super Production com mais de 400 cc)

94) Luiz Mingione (Brasil) Honda Tornado Rally 250 18h43m04s (Primeiro na Super Production até 250 cc)

122) Luiz Azevedo (Brasil) Honda XR 400 22h09m25s (22o na Super
Production até 400cc)

CAMINHÕES (Tan-Tan/Zouerat)

1) Vladimir Tchaguine / Semion Yakoubov / Serguei Savostine (Rússia)
Kamaz 3h16m47s

2) Karel Loprais / Josef Kalina / Petr Hamerla (República Checa)
Tatra 3h26m09s

3) André Azevedo (Brasil) / Tomas Tomecek / Mira Martinec (República Checa) Tatra 3h26m22s

GERAL ACUMULADA

1) Vladimir Tchaguine / Semion Yakoubov / Serguei Savostine (Rússia)
Kamaz 14h50m48s

2) André Azevedo (Brasil) / Tomas Tomecek / Mira Martinec (República Checa) Tatra 15h56m23s

3) Karel Loprais / Josef Kalina / Petr Hamerla (República Checa)
Tatra 16h08m05s

A Equipe BR Lubrax tem patrocínio da Petrobras, BR Distribuidora,
Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e Eletronet, e apoio das
Concessionárias Honda, VAZ Sprockets Chains, Carwin Acessórios, Controlsat Monitoramento de Frotas Via Satélite (Grupo Schahin), Iveco, Minoica Global Logistics, Mitsubishi Brabus, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor, Dakar Promoções, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Vista Criações Gráficas e Webventure.

Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira

Last modified: janeiro 4, 2002

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