Webventure

Brasileiros chegam a Nadi, nas Ilhas Fiji

Nadi (Ilhas Fiji) A Equipe EMA Brasil, formada por Alexandre Freitas, Eduardo Coelho, José Roberto Pupo e Carmem Silva, já chegou a Nadi, uma das ilhas do arquipélago de Fiji, no Pacífico Sul, para a disputa do Eco-Challenge 2002, a maior corrida de aventura do mundo. A prova começa dia 11 de outubro e terá 500 quilômetros, percorridos em 10 dias ininterruptos. Ao todo, 75 equipes de vários países vão participar do Eco, que terá nove modalidades de esportes de ação e aventura, como mountain biking, trekking e caiaque oceânico.

Enquanto se adaptam ao fuso horário de 15 horas a mais em relação ao Brasil, os integrantes da EMA Brasil aproveitam para treinar. E o clima pode ser favorável aos brasileiros. “Parece que estamos no Rio de Janeiro ou no Espírito Santo. Está muito quente”, conta Alexandre Freitas.

Além do calor, os competidores estão estudando a melhor estratégia para enfrentar o vento forte na região. “A velocidade está chegando a 20 nós”, explica Freitas. O vento pode ser um fator importante durante o período da competição, já que algumas equipes vão utilizar pequenas velas no caiaque duplo. A equipe EMA, por exemplo, aproveitou o dia ontem para treinar com o equipamento.

O vento também provoca ondas grandes no mar, o que exigirá técnica e perícia dos atletas. “Precisamos tomar muito cuidado porque o fundo está coberto de recifes de corais. Virar o caiaque ali pode ser bastante complicado e perigoso”, explica Alexandre Freitas, que durante 17 anos atuou no mercado financeiro antes de se dedicar à organização de corridas de aventura, como a EMA Brasil, uma das mais importantes provas do mundo que acontecerá em março na região sudeste do país.

Se no caiaque oceânico a técnica será fundamental, no mountain biking a concentração pode fazer a diferença. Andando por Nadi os atletas da EMA Brasil constataram que o local tem muitas trilhas que poderão confundir os competidores do Eco-Challenge. “A etapa da bicicleta vem dando sinais de que será difícil”, alerta Freitas.

Outras duas equipes brasileiras vão disputar o Eco-Challenge 2002. Além da EMA, a AXN Atenah Brasil (Eleonora Audrá, Eduardo Sarhan, Karina Bacha e Silvia Guimarães) e a Canon Quasar Lontra, com Fabrízio Giovannini, Marina Verdini, Rafael Reyes e Victor Lopes Teixeira, também estão se preparando para o início da prova no dia 11 de outubro.

VipComm
Ricardo Ribeiro/Ana Carolina Vieira/Cláudia David
Assessoria de Imprensa
Sociedade Brasileira de Corridas de Aventura
Tel.: (11) 3865-5741/9917-0056
E-mail: vipcomm@vipcomm.com.br
Site na Internet: www.vipcomm.com.br

Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira