Foram 12 dias na parede do Monte Roraima (foto: Eliseu Frechou)
Os montanhistas brasileiros Eliseu Frechou, Marcio Bruno e Fernando Leal completaram na manhã de hoje (22) a escalada no Monte Roraima, que possui 2.875m de altitude.
“Conseguimos! Após 12 dias pendurados na parede da Proa (face da Guiana) no Monte Roraima, Márcio Bruno, Fernando Leal e eu conseguimos abrir uma rota brasileira no maior vertical deste maciço imponente”, comemora Eliseu. O trio teve que subir com todo o equipamento, além de montar o acampamento na parede da montanha.
A via recebeu o nome de Guerra de Luz e Trevas, e foi graduada em D6 6° VIIa A3 J4 / 650m. O trio foi para a segunda tentativa de abrir uma nova via no Monte. Eles partiram pela face da Guiana, onde chegaram graças a ajuda de um helicóptero, economizando tempo e esforços para abrir uma trilha no meio da mata.
“A escalada foi muito extenuante e arriscada, com direito a um pouso arriscadíssimo numa laje embaixo de uma das maiores cachoeiras do Roraima, quatro dias de tempestade no meio da parede, rocha podre, blocos soltos, jungle climbing, jumareadas alucinantes, escorpiões a rodo e tudo o que se tem direito em um big wall”, comenta Eliseu. “Ainda estou com os pensamentos confusos, os dedos inchados demais para teclar e é hora de dar atenção à família, após tanto tempo fora”, completa.
Na semana passada, eles enfrentaram muita chuva enquanto estavam na parede, o que atrasou o cronograma da escalada.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: janeiro 22, 2010